segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


FALANDO DE AUSÊNCIAS E COMENTANDO A MINHA


Caros António Palmeiro e António Encarnação

É com muito agrado e interesse que vejo os vossos artigos sôbre culturas do Brasil. Já manifestei várias vezes a minha satisfação
por tão enriquecedores assuntos e, para quem não conhece o Brasil, esses temas têm muito interesse para quem deseja reforçar a
sua cultura geral, dando-nos a conhecer civilizações que a maioria desconhece.
Agora e melhor do que nunca, uma vez que a nossa História tem sido esquecida, ou omitida, no ensino das nossas escolas, os vossos
artigos sobre o Brasil são bastante valiosos.
A permanência dos Portugueses em Terras de Santa Cruz foi valiosa , levou uma cultura e uma religiosidade tão fortes que hoje nos
envaidece e os enche de orgulho. Quem pode renegar isto ? Quem pode rejeitar o seu conhecimento ?
Tenho pena de me não ser possível comentar os trabalhos apresentados por estes dois bons amigos Costeletas, dar também uma
achega, mas o desconhecimento do Brasil, das suas gentes e culturas, obrigam-me sómente a assimilar o que me é apresentado
em boa hora pelos amigos Palmeiro e Encarnação. Continuem amigos !

Pena é que no Oriente o enraizamento da nossa Cultura não tenha sido mais forte, especialmente na India, uma vez que a nossa
Gente teve de lutar contra Civilizações instaladas e muito mais antigas, contra o Induísmo, o Budismo, o Eslamismo e muito especialmente
contra a Maura Gente que viu perder o seu comércio de especiarias e pedras preciosas .
Será que temas semelhantes sôbre a India e especialmente sôbre Goa , Damão e Diu, onde deixámos raizes profundas, seriam
enjeitados por alguns dos nossos Costeletas ? Julgo que não !

Embora seja sempre agradável recordar a nossa juventude, nunca é de mais falar sobre a Rua de St.º António, o Café Aliança,os jogos de
futebol e outras lembranças já contadas e recontadas, não será também útil conhecer um pouco mais de temas que nos dão a nós, e às
novas gerações ,ensinamentos bastante úteis e de grande interesse cultural ?
Tragam-nos mais coisas do Brasil .

Estoril , 22 de Fevereiro de 2010
MAURÍCIO SEVERO DOMINGUES

1 comentário:

Anónimo disse...

MEU CARO MAURÍCIO.

Viva.

Essa velha garra de sempre. Atitude educada.

Aquele abraço do

João Brito Sousa