sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010



UM PEQUENO TEXTO

OS ESCRITORES


Escrever é um acto solitário, E de sofrimento também Frente a frente, o autor e o papel, as ideias, o plano da obra e o livro acaba por sair. Nesse dia há um misto de contentamento e dor. Contentamento porque a obra foi concluída; dor, porque a mesma vai começar a enfrentar as dificuldades da caminhada, que, por vezes é muito difícil.

Para se escrever um livro, precisamos de possuir bons conhecimentos sobre muita coisa, sobretudo acerca da matéria que queremos abordar. Mas além desse saber, há que seleccionar os objectivos da obra, saber onde queremos chegar e outras coisas mais.

Um dia perguntei a um escritor como é que se chegava a escritor. A resposta foi, treinando muito. E eu acrescentaria, lendo muito, também

Quando se escreve, há uma motivação para o fazer e a pessoa que escreve sente-se realizada nesse campo. Ser escritor é uma profissão que enobrece quem tem esse desempenho. Porque o escritor ensina e tem no horizonte tornar o mundo melhor. É esse o seu contributo, como disse Vergílio Ferreira.

Escritor, é aquele que escrevendo prosa ou poesia, faz do leitor um homem melhor.

Os poetas ou os homens da expressão dos sentimentos, escrevem aquilo que sentem. Um poema é uma maneira bonita e agradável de transmitir uma ideia tornando o texto belo.

Escrever um poema é simultaneamente compensador e divertido. Um poema deve conter musicalidade, sonoridade e sobretudo mensagem. Escrever é uma forma artística de estar e exige uma aprendizagem constante. E desenvolve o lado espiritual de quem o faz.

Um escritor vê o mundo de forma diferente, observa melhor as injustiças que proliferam à sua volta e denuncia-las. Os poetas cantam o amor à vida, são mais sensíveis e dizem mais com menos palavras.

A escrita, como arte que é, tem evoluído muito nos últimos anos. Há mais gente a escrever o que não significa mais qualidade. Mas as pessoas pensam mais. Poderá ser um bom indicador para se conseguir uma sociedade melhor.

O escritor é uma pessoa polémica, que procura entrar no coração dos outros, com as suas histórias, levando-as a discutir consigo próprias os contornos da vida. O amor e os desgostos de amor também. Os conflitos que surgem no dia a dia, a razão … tudo isso.

Obviamente.
João Brito Sousa

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro João Brito de Sousa,
Em parte concordo com o que dizes mas, não concordo que a "escrita tenha evoluído nos últimos anos" no nosso país.
Comparar um saramago a ecritores como Julio Dinis, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco e outros será evolução de escrita/leitura?
Não gosto da escrita de saramago. A polémica de saramago não "procura entrar no coração dos outros"
Obviamente...
Um abraço
Alfredo Mingau

Anónimo disse...

Meu caro Alfredo,

Viva.

Obrigado pelo teu comentário.

Quanto à qualidade dos escritores de ontem e de hoje, eu disse:

"A escrita, como arte que é, tem evoluído muito nos últimos anos. Há mais gente a escrever o que não significa mais qualidade. Mas as pessoas pensam mais. Poderá ser um bom indicador para se conseguir uma sociedade melhor."

Os autores clássicos que citaste, ainda hoje são lidos com entusiasmo e as suas obras vendem bem, sinal de qualidade.

E há muitos outros escritores do passado que não são falados hoje mas que mereciam, como o Antero Figeiredo, Fialho de Almeida,Trindade Coelho e outros.

Gosto de algum Saramago,como "LEVANTADOS DO CHÃO", "EVANGELHO ..." e outros mais.

Acho que ele defende a língua portuguesa e por isso não o desconsidero.

O meu ponto de orientação é este: será que daqui a cem anos os autores de hoje resistem ainda?

Parece-me que não e, se for assim, terás razão no que dizes.

Gostava de ouvir outras opiniões.
Norberto o que é que achas?

Ab.
João Brito Sousa