terça-feira, 27 de abril de 2010


A “galhardia” do anonimáto.

Costeleta e Farense, ausente por vontade própria, não passa um dia sem que vá aos blogues” e jornais “on line” da nossa terrinha. Como diz o fado da Amália :-- Vou dar de beber à dor, a dor da ausência, a dor da saudade dos cheiros da nossa ria, do falar alto do Andaluz, do sol brilhante nove meses do ano, enfim, saudade.
Leio, releio e vou aos comentários, o barómetro de como são aceites ou não os temas abordados a voz viva do cidadão e fico triste.
Algo não vai bem na nossa sociedade. Sem ser preciso na afirmação calculo que pelo menos noventa por cento são de anónimos. Pelo teor das respostas dá para ver que vão no leque politico nacional da esquerda, extrema esquerda até à direita e extrema direita mas sempre com um denominador comum, são anónimos. E a minha reflexão é esta:--Porquê anónimos?
Porque não dão a cara nas suas ideias ou tendências ?
A proximidade da efeméride do movimento dos capitães fez aflorar sentimentos, é normal, anormal é o anonimato dos mesmos, o jogar a “pedra” e esconder-se na esquina.
PORQUÊ ?
Diogo

4 comentários:

Anónimo disse...

viva,

participar ...participar ...participar ...

ab.
JBS

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu estimado Diogo,

Li este teu texto várias vezes e venho confessar-te que não entendi a tua mensagem.

Esta minha dificuldade talvez se justifique, porque não tem havido comentaristas e alguns muito poucos identificaram-se.

Será que o teu texto é um apelo à maioria silenciosa, que "só lê" e nada diz?

Um abraço para ti e para todos os familiares

jorge tavares
costeleta
1950/56

Anónimo disse...

Caro Jorge, o meu texto era mais generalista, nem me referia expecificamente ao nosso blog. Como friso no inicio,estou-me referindo mais pròpriamente a outros blogues emanado da nossa cidade como por exemplo "a defesa de Faro" onde,aparecem bons temas que dariam discussões sadias,muitas vezes até interessantes,com ideias boas de tendencia à direita ou à esquerda mas,todos os comentários têem um denominador comum, sempre são anónimos, incógnitos, ninguem assina ou dá a cára pelas ideias expostas. Existe como que um medo de se expôr
Abraço meu velho
Diogo

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu caro Diogo,

Muito obrigado pelo teu esclarecimento...a PDI é um caso sério, porque os neurónios vão desaparecendo.
Estou de acordo contigo quanto ao anonimato dos comentaristas e não só. Em regra classifico esse tipo de "cobardia" intelectual,como a de pseudo-escritores, que por falta de vocação ou coragem, se "masturbam" escrevendo anonimamente.
Um abraço para ti e para os nossos

jorge tavares
costeleta 1950/56