segunda-feira, 23 de agosto de 2010

701
ENCERRAMENTO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS EM TODO O PAÍS

Li com interesse e curiosidade o que sobre este assunto escreveu Alfredo Mingau e, naturalmente, achei que não podia calar em face da medida extemammente perniciosa como estão a tratar o futuro dos nossos jóvens.

As quatro perguntas que o Alfredo faz deviam ser respondidas por quem tem responsabilidades no Ensino em Portugal .

Lembro-me que há muitos anos, no tempo do Estado Novo , houve que incrementar o ensino nos meios rurais e onde houvesse uma criança a viver. Um ou vinte alunos pouco importava, o dinheiro para Professores Primários e Regentes Escolares, estes últimos de grande valor em zonas quási inacessíveis, a maioria recrutada entre os letrados residentes nas Freguesias, era preocupação do Governo de então !! Chegavam a ser tão bons , e por vezes melhores ,que certos professores que , por terem sido deslocados das suas terras de origem, onde viviam, se desmotivavam de trabalhar longe de casa.

Foi criado um grandioso Programa Escolar, que incluia a construção de Escolas nas mais recônditas Aldeias dp País para se acabar com o analfabetismo que existia . "O Programa dos Centenários" edificou escolas com um projecto e modelo único que ainda hoje estão a funcionar e se podem ver por aí . Distinguiam-se bem . A porta principal , em arco, encimava um escudo nacinal, em pedra, que as distinguia de todas as outras e também das edificadas pelo Benemérito Conde Redondo, homem que muito fez pelo ensino em Portugal, criando centenas de escolas em todo o território nacional a expensas suas !!

Mais tarde quando nos foi imposta pela ONU a irradicação do analfabetismo, condição para fazer parte da Organização, foi criado um novo esquema, à pressa, que instituiu o "Curso de Educação de Adultos " para proporcionarema e 3ª e 4ª classes a pessoas analfabetas que na sua juventude não foram à escola, nem sabiam ler e escrever .
Pessoas seleccionadas pelo Delegado Escolar, com conhecimentos , podiam em suas casas, normalmente à noite, ensinar essas pessoas e, na época dos exames, propo-los para serem examinados.
O Ministério da Educação pagava a estes professores 500$00 por cada aluno aprovado no exame.
Havia nesse tempo a preocupação de pôr todos os Portugueses a saber ler e escrever, coisa que parece não interessar agora à Ministra da Educação !
No Exército foram criadas as Escolas Regimentais, onde cheguei a leccionar, e tinham por missão apoiar os jóvens incorporados sem qualquer grau de instrução escolar. Muitos depois de terem a 4ª classe, entusiasmados ,continuavam a estudar. Alguns, mais tarde como vim a ter conhecimento, chegaram a tirar Cursos Superiores . Outros bem instalados na vida graças aos conhecimentos adquiridos progrediam nos negócios e profissões que escolhiam .

Parece, caro Alfredo Mingau, que tudo isto que está a acontecer no País tem origem em economizar "uns tostões" para tapar buracos no mal gerido "Orçamento". Já o fizeram com o Património Militar, caso da Garagem Militar, Terrenos e instalações do Antigo RAL-1 (Campolide) e outros que foram parar às mãos de camaradas amigos por menos de metade dos seus valores reais, e aplicados depois em escandalosas urbanizações imobiliárias. ! UMA VERGONHA !!

Estoril, 23 de Agosto de 2010

Maurício S. Domingues

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

NOTA
Não se tratando de um comentário ao texto do Alfredo Mingau,e porque o assunto é pertinente, achei que o devia publicar como "post".
Que fique esclarecido que o nosso blogue, sendo um veículo de informação,tem o direito e o dever de informar, exceptuando informações sobre partidos e religião, ficando todos os outros assuntos da respensabilidade do bom critério de cada um que os escreve.
Rogério Coelho

MAURÍCIO DOMINGUES disse...

CARO ROGÉRIO,
PROCURO SEMPRE FUGIR A TEMAS QUE CRI-
TIQUEM A RELIGIÃO OU PARTIDOS POLÍTI-
COS POR ACREDITAR QUE O NÃO DEVO
FAZER NO BLOGUE.
HÁ INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS
COM BASE E ORIGENS HISTÓRICAS QUE DEVEM SER LEMBRADOS PARA COMPARAÇÃO
COM AS ACTUAIS MENTALIDADES E ATITU-
DES DOS ACTUAIS RESPONSÁVEIS PELO
NOSSO BEM ESTAR.
O QUE ESCREVI NÃO FOI MAIS DO QUE
INFORMAR, QUIÇA LEMBRAR, COMO ERA ENCARADO O ENSINO EM PORTUGAL, QUE MAIS NÃO ERA DO QUE RECORDAR UM POUCO
DA HISTÓRIA RECENTE DA VIDA ESCOLAR
NO NOSSO PAÍS.
OS VALORES INVESTIDOS ERAM DIFERENTES SENDO A DESPESA COM A CULTURA E ENSINO UMA PRIORIDADE DOS
GOVERNANTES.

TODA A GENTE SABE QUE UM PAÍS É
TANTO MAIS RICO QUANTO MAIOR FOR A CULTURA DO SEU POVO.

UM ABRAÇO DO MAURICIO