sexta-feira, 3 de setembro de 2010


RECORDANDO FRANCISCO ZAMBUJAL

Quando eu entrei na Escola, estava o Chico no último ano do curso e de saída para o Magistério Primário. Nessa altura, eu estava hospedado em casa da mãe da Natércia que já namorava com o Chico.

Portanto a minha relação com ele começou em 1953 quando ele ia lá a casa. Depois, mais tarde foi meu professor de desenho no Magistério. A última vez que o vi foi em
Oncologia, onde tinha ido a uma consulta.

Foi ele que fez os desenhos dos alunos finalistas do meu curso de contabilista no Instituto Comercial de Lisboa, alguns apenas pela fotografia.

Passeava muito na Rua de Santo António com os Professores Daniel Faria e Fortes.

Frequentava a Brasileira onde deixou muitos trabalhos expostos.

Era um senhor e foi um grande costeleta.

Como caricaturista desportivo foi dos melhores de todos os tempos.

Melhor do que eu podem falar dele o Casimiro de Brito, o João Leal, a Maria José Fraqueza, o Manuel Inocêncio Costa, entre muitos outros.

È uma justa homenagem essa que lhe querem fazer.

Como costeleta sinto-me orgulhoso de ter tido um colega e um professor como o Francisco Zambujal.

Um abraço para ti ó Chico.

João Brito Sosa

Sem comentários: