quarta-feira, 15 de setembro de 2010



RIA FORMOSA


És vencedora em zonas marinhas
És a namorada da minha cidade
Estás igual; tudo o que tens já tinhas
Tens apenas um pouco mais de idade


A Ria Formosa está para a cidade de Faro como um filho está para um Pai. Diria que se amam, porque já não passam uma sem a outra. E agora pontuou na eleição das 7 maravilhas em Portugal.

A cidade de Faro nasceu e cresceu com a Ria e viveram juntas desde que a cidade surgiu. Ambas viram chegar povos antigos e a Ria oferecia-lhes o seu encanto. E peixe, marisco e sal. Uma verdadeira fortuna.
Diz Lourenço Castilho; "A ria de Faro, quando está espelhada e serena como um lago dormente, é um deslumbramento vista ao clarão desses ocasos gloriosos, jorrando uma luz ofuscante que se estampa na paisagem e no espelho das águas em matizes da mais caprichosa fantasia, em tonalidades policrónicas num predomínio do ouro ardente, até que o horizonte se inflama num intenso rubor sanguíneo, transfigurando magicamente a vasta lagoa, como se as suas águas cristalinas, luminosas, se tingissem de viva púrpura, ao mesmo tempo que, no mais intenso da ciclópica labareda, os barcos vogando ou estanciados na esbrazeada superfície, salamandras enormes vivendo no fogo, assumem um aspecto fantástico envoltos naquele incêndio límpido e inofensivo."
Do cais da cidade partem os “gasolineiros” que transportam gente que vem de todo o la do e vão até às praias que por ali proliferam. E outros pescam ou apanham berbigões ou cadelinhas.

È convidativo passear, de barco, na Ria, ao fim das tardes.

Não se esqueça de ir. Porque vai gostar.

Penso eu.

JBS

Sem comentários: