quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

DIVAGANDO ...
Por João Brito Sousa

DESTINO, ACASO OU COINCIDÊNCIA

O destino, será um acontecimento final, que ocorreu sem que tivéssemos exercido qualquer influencia para que tal acontecesse. Há muitas pessoas que acreditam que cada um de nós tem um destino ou um lugar de chegada pré - definido. Foi o destino, costuma dizer-se.

Destino é uma palavra bem portuguesa.

Podemos vaguear sem destino pelo vasto mundo do acaso. Este destino aqui citado não tem o mesmo significado do primeiro. Aqui, é ir sem direcção, quase ao acaso. Mas logo surge o vasto mundo do acaso, cujo acaso aqui não tem o mesmo significado do "quase ao acaso" da segunda linha.

Confuso, talvez.

As palavras têm o seu significado próprio conforme o seu local na frase. Ir ao acaso, será ir sem destino e é aqui que se situa, no sem destino, o vasto mundo do acaso.

Situações distintas e claras.

A coincidência é outra coisa. È quando acontecem coisas simultaneamente. Que nada têm a ver com o destino ou o acaso.

Acontecem simplesmente.

É encontrar, duas horas depois de nos termos lembrado de certa pessoa, que não a víamos há vinte anos, num lugar que habitualmente não frequentamos. É coincidência.
Não é destino nem acaso..

Para os mais esotéricos, tudo o que acontece na sua vida tem um significado, ou seja, pode ser que aquele seu amigo que você reencontrou, talvez seja a sua "Outra Parte" !

Será isto?
JBS

1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

bEM...
"ter amigos que sejam a minha outra parte"?
Não creio, só de facto DIVAGANDO
Rogério