segunda-feira, 22 de novembro de 2010


PORQUE O SAPO NÃO PULA ?


De acordo com um mito popular (cabe aos biólogos verificar a verdade) se você colocar um sapo numa panela de água fervendo ele pula fora na hora e salva a própria vida.
Mas, se você colocar o sapo numa panela de água fria e for esquentando a água aos pouquinhos, ele não percebe a mudança da temperatura e morre cozido. Mas, por que será que o sapo não pula quando a água começa a ficar quente? Será que ele não sente que a água esquentou?
Vamos tentar analisar imaginando como poderia estar pensando nosso sapo, enquanto sente a água esquentando...

28 Graus - Humm... que água gostosa ...
32 Graus - É ... a água está boazinha ...
36 Graus - Esta água está ficando sem graça, será que está esquentando? Bobagem! Por que a água iria esquentar? Deve ser impressão minha.
38 Graus - Estou ficando com calor ... Que droga de água! Ela nunca foi quente, por que está esquentando?
39 Graus - Essa água é uma porcaria! Melhor nadar um pouco em círculos até a água esfriar de novo.
40 Graus - Esta água é muito quente , humm que ruim! Vou voltar lá para aquele lado que estava mais fresco ou será que é melhor esperar um pouco?
42 Graus - Realmente, esta água está péssima, quente de verdade, tenho que falar com o supervisor das águas. Claro, eu podia pular fora, mas onde será que vou cair? Melhor esperar só mais um pouquinho.
43 Graus - Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma uma atitude?
44 Graus - Mas este supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água está super quente? Vou esperar mais um pouco ...
45 Graus - Se ninguém fizer nada eu vou fazer um escândalo ... Aiiiii QUE CALORRR !!!!!!
46 Graus - Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças.
50 Graus - "sapo morto".

Este provável raciocínio do sapo pode ilustrar bem um processo de mudança e como normalmente se reage.

No mundo de hoje em que as mudanças de "temperatura" são tão corriqueiras, quem pensa como o sapo, perde as oportunidades de mudar e crescer.
Se você tem, por exemplo, dificuldade de relacionamento no casamento, ou com colegas ou com a sua chefia, que tal parar de reclamar, de tentar mudar o outro?
SALTE para uma atitude mais sadia.
Reveja suas próprias atitudes e mude você!
Em que temperatura está sua água? Qual vai ser o primeiro passo que você vai dar?
Uma pequena mudança de atitude, pode transformar situações desgastadas, e também, abre as portas para outras mudanças internas maiores. Mas ... não faça como o sapo que ficou dando voltas dentro da mesma panela!
Seja honesto com você mesmo e mude para valer!!! Pense nisso!!!


Retirado da net

Saudações Costeletas
António Encarnação


1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Encarnação
Era bom que "muita gente" seguisse os conselhos para poder saltar antesa das coisas aquecerem...
Obrigado pela pontuação; desta vez vem toda certinha.
Um abraço
Rogério