sexta-feira, 2 de julho de 2021

 Crónicas do rés-do-chão

 

 Há pessoas que falam realmente alto.

Há pessoas que passam o dia no café - desde que abre às 9h até depois da hora de fechar! (pelo xinfrim devem estar a ajudar a arrumar a esplanada)

Há pessoas cujo riso lhes deve sair das profundezas dos calcanhares.

Há pessoas que resolvem todos os problemas do país a partir das cadeiras de plástico de uma qualquer marca de café - ou será cerveja?

Estas mesmas pessoas também jogam melhor que qualquer um dos que está em campo no europeu - independentemente da equipa.

Estas pessoas não devem ter nada que fazer.

 

Não lhes chamo vizinhos, pois vários carros rolam os pneus depois das vozes se calarem.

Não lhes chamo criaturas, pois tenho um carinho especial por esta palavra.

Chamo-lhes pessoas. Pouco anónimas, embora não lhes saiba os nomes.

 

Nota final: uma destas pessoas vai comer repolho amanhã ao almoço, o que com o calor que faz não me parece recomendável. Mas quem sou eu para lhe dizer isto?

 

                                    Margarida Vargues

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


FARO, 1º EM ECO-FREGUESIAS

Foi atribuído, com todo o merecimento, à União de Freguesias de Faro (Sé / São Pedro) o 1º lugar no concurso «Eco - Freguesias XXI» e a conquista da «Bandeira Verde», num símbolo de excelência de qualidade de vida e de preservação de valores fundamentais para a garantia de que «vale a pena viver neste burgo».

                       A proclamação da vitória e a entrega do galardão aconteceu na cidade de Pombal onde esteve presente o Eng. Bruno Azevedo Lage, presidente daquele órgão autárquico e a União de Freguesias de Faro (Sé / São Pedro) foi a melhor classificada a nível nacional, com um índice de 96,72% e a conquista do 1º lugar neste certame. É o mesmo promovido pela prestigiada ABAE, a mesma considerada entidade que atribui o símbolo da «Bandeira Azul», no que se refere às praias. De apontar neste âmbito Faro regista no seu litoral 4 «Bandeiras Azuis» (Praia de Faro, Deserta, Culatra e Farol), a que agora se juntou, na qualidade ambiental, a «Bandeira Verde» (Eco - Freguesias XXI). Foi-o oficialmente justificada a decisão pela «adopção de boas práticas no domínio da sustentabilidade e em particular na vertente ambiental, contribuindo para territórios mais sustentáveis e amigos do ambiente».

                     Entre os 10 indicadores que são apreciados nesta apreciação contam-se: espaços públicos, gestão ambiental, promoção da economia social, serviços de proximidade, desenvolvimento sócio-cultural, promoção da biodiversidade e informação e participação púbicas. Um completo conjunto de análises conducentes a uma definição em termos nacionais pela ABAE que, para além do Eco - freguesias, organiza a «Bandeira Azul», o «Eco - Escolas» e outros certames visando a qualidade de Vida


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                      «A DOCE MELODIA

DE UM CORO DE MUDOS»


                                    ARQ. PAISAGISTA GONÇALO DUARTE GOMES


                     Na Biblioteca Municipal de Loulé foi apresentado pelos Profs. Doutores Helena Freitas e João Guerreiro, de Universidade do Algarve o livro «A doce melodia de um coro de mudos», da autoria do Arquitecto Paisagista Gonçalo Duarte Gomes.

                      Reúne esta obra um conjunto de crónicas escritas pelo Arq. Paisagista Gonçalo Duarte Gomes e publicadas no excelente blogue «Sul Informação», de que é Directora a conhecida jornalista algarvia Elisabete Rodrigues, que também assina o prefácio deste livro.


                                                                             JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                 «SOBERANA MÃE DA PIEDADE»

                «REVESTI-VOS DO HOMEM NOVO»


                                          PEDRE CARLOS AQUINO


    Vieram a público dois nos livros da autoria do Padre Carlos Aquino (Director Diocesano do Departamento da Pastoral e Liturgia, Professor do Instituto Superior Teologia de Évora e Pároco de Loulé e Querença). A edição pertenceu à Câmara Municipal de Loulé e às Edições Paulina).

     «Soberana Mãe da Piedade» reúne um conjunto de poemas escritos pelo Padre Carlos Aquino, com fotos de Jorge Gomes e Luís Mira, sobre a «Festa da Mãe Soberana, que é a maior manifestação mariana ao Sul do Tejo e se realiza após a Páscoa em Loulé.

      «Revesti-vos do Homem Novo» é um conjunto de celebrações mistagógicas para serem celebradas em alguns dos tempos de maior significado cristão visando «contribuir para a tomada de consciência do valor e da substância do momento celebrativo».

       O Padre Carlos Aquino é natural de Vila Real de Santo António e foi ordenado presbítero em 1993.


                                                                                JOÃO LEAL