quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O DESENROLAR DAS PERAÇÕES, a pedido

Alves da Veiga e Sampaio Bruno



HISTÓRIA.

AINDA A REVOLTA DO 31 DE JANEIRO, a pedido.

Militares em evidência:

ALVES DA VEIGA que ainda proclamou a República, o sargento Abílio que ainda proferiu um VIVA A REPÚBLICA, sargentos e soldados, ladeados pelo povo anónimo e conduzidos por chefes como o ALFERES MALHEIRO, CAPITÃO LEITÃO, TENENTE COELHO” iam “às ordens dos chefes civis empolgados mas pouco preparados para o combate às armas”.

DESENROLAR DA OPERAÇÃO.

“No dia 31 de Janeiro de 1891, pelas duas horas da madrugada, vários regimentos de cavalaria, infantaria, caçadores e guarda fiscal convergiram no Campo de Santo Ovídio. Ao mesmo tempo, no quartel de infantaria 18, na actual Praça da República, duas companhias arrombaram as portas do aquartelamento e juntaram-se aos revoltosos. “Nisto aparece a música do 10 de infantaria, que forma à frente das tropas executando A Portuguesa. As cornetas tocaram, e as forças puseram-se em marcha, enquanto alguns populares a saudavam e os sinos da Lapa tocavam a rebate” (Ilustração Portuguesa, 1891).

Faz hoje precisamente 117 anos que Portugal fez a primeira tentativa para se livrar de vez da monarquia. É, e deverá ser para sempre, um dia de regozijo.

O golpe, como se sabe, correu mal. Vinte dias depois do programa do Partido Republicano ter sido aprovado, tropas e povo eram escorraçados num banho de sangue Rua de Santo António abaixo pela guarda municipal instalada nas escadarias dos balaústres da igreja de Santo Ildefonso. A República tinha durado uma manhã, proclamada por Alves da Veiga na varanda da Câmara.

Porque falhou? Porque, opina José Augusto Seabra, os revolucionários, “apesar da coragem dos oficiais, dos sargentos e dos soldados, ladeados pelo povo anónimo e conduzidos por chefes como o alferes Malheiro, o capitão Leitão ou o tenente Coelho”, iam “às ordens dos chefes civis empolgados mas pouco preparados para o combate às armas”. Ou porque, diz Maria de Fátima Bonifácio, “os maiorais do partido [Republicano] abandonaram à sua má sorte” os sargentos da guarnição do Porto que fizeram a revolta.

O 31 de Janeiro é, antes de mais, o movimento de pensadores como Sampaio Bruno, Basílio Teles e João Chagas, homens que estão nos fundamentos democráticos e socialistas que sempre tiveram abrigo na cidade do Porto e na base de uma das mais esquecidas e vibrantes aventuras intelectuais da segunda década do século XX, a Renascença Portuguesa.

Texto retirado da net
Recolha de
João Brito Sousa

2 comentários:

Unknown disse...

Please don´t erase this comment and send it to your friends.

Hello, my name is Estela, I live in Medellín, Colombia. Two weeks ago my father was kidnapped and the colombian police can do nothing about. The kidnappers sent us a message whit a photo of my father and asking for US$ 100,000.00 for rescue.

My family don´t have that amount of money. I thought if ten thousand people, of the billons in the world, donate only US$10 We can pay my father's rescue. If not, we could raise some money for the rescue.

Please help us to get my father back.

I opened a PayPal account for receive donations. This is the link:

https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_donations&business=help%2eayuda%2ecolombia%40gmail%2ecom&item_name=HELP%20US%20PLEASE&amount=10%2e00&no_shipping=0&no_note=1&tax=0¤cy_code=USD&lc=US&bn=PP%2dDonationsBF&charset=UTF%2d8


Tanks for your help.

Estela.
PD. Sorry about my english.

Anónimo disse...

MY DEAR,

We can not help you.
Sorry.
jbs