sábado, 5 de abril de 2008

QUEM NÃO SE LEMBRA DELE?


PROFESSOR COSTELETA Dr. PASSOS

AMIGO DO MÁRIO ZAMBUJAL...


Mas que triste a minha sina!
E que sérios embaraços ...
Não percebo patavina
Quando fala o Mister Passos.


Mário Zambujal

O Dr. Passos foi uma figura respeitada pelo profissionalismo irrepreensível, pela afabilidade do trato, pela compreensão para com os seus alunos e por aquele coração bondoso que possuía.

Era um exímio pianista.... e foi um grande professor.

Franklin Marques

Texto de
João Brito Sousa

1 comentário:

avlis disse...

O Dr. Passos

Fui aluno dele. Tive esse privilégio! Verdade! Era um autêntico privilégio ser-se aluno do Dr. Passos. Foi, de todos os Professores que eu tive, aquele que mais e melhor se me apresentou como Professor. Pela sua figura e pelo respeito que a sua presença incutia. Sem infundir medos ou temores aos seus alunos, estes respeitávam-no, naturalmente. As suas aulas foram as mais imperturbáveis a que assisti.
Do seu humanismo, vou dar uma prova.

O Dr. Passos foi Director da Biblioteca da Escola. Eu requisitava lá livros. Uma das vezes, devolvi o D. Quixote, com uma enorme nódoa de gordura na contracapa. Efeitos de quem se deslocava para a Escola acompanhado da lancheira, além da pasta dos livros. Fui chamado à presença do Dr. Passos. O acontecido requeria apenas uma de duas medidas: pagar um novo livro ou ser banido de 'cliente' da Biblioteca. Pois, Mr. Passos, fleumático e compreensível, deu-me uma lição sobre a importância dos livros, sobre o dever de os preservar e, acima de tudo, de os deixar utilizáveis para todos. Que compreendia bem a magreza das 'semanadas' para que eu pudesse pagar um livro novo e que, por outro lado, seria uma injustiça privar alguém do acesso à leitura. Que me recomendava mais cuidado no manejo dos livros e que consentia que continuasse a requisitar livros. E eu lá fui lendo Eça, Camilo, Herculano, Junqueiro e muitos outros...
Bom Homem! Excelente Professor.

arnaldo silva
felizmente reformado