sábado, 14 de junho de 2008

ZEZINHA FRAQUEZA, A COSTELETA


RECORDANDO OS DESAFIOS DE FUTEBOL ENTRE COSTELETAS E BIFES
por Marizé Frraqueza.

Por todo o país há uma grande euforia e paixão pelo futebol. Nesta hora vivemos Portugal com a nossa selecção. Agitam-se animos, renascem esperanças, atenuando as rivalidades clubistas, porque todos estamos envolvidos na mesma teia e do nosso país se trata.
Eu passo a recordar os velhos desafios entre o Liceu e Escola ou melhor dizendo "entre bifes e costeletas" sem esquecer que apesar das rivalidades que existiam, havia muito amor à camisola e não só nestes desafios de voluntariado, como nos outros considerados oficiais - os da Liga de Futebol.
As claques não eram dos "Diabos nem Vermelhos, nem de Cor do Burro quando Foge" mas sim "Claques de Diabretes" - Eu era a chefe dessas claques. Entrava no S. Luís cantando e nunca saía "muda" sempre a cantar porque a Escola ganhava sempre o jogo... tínhamos os grandes craques escolares ...o Poeira, o Parra, o Nuno... e então tudo cantava comigo (porque era eu que cantava em todas as festas) :

"Já pode amalar a trouxa,
Senhora Dona Maria
que a Escola ganhava o jogo
Já toda a gente sabia..."

E lá iamos cantando até à escola ...

No decorrer dos desafios, lá estava sempre presente a nossa claque feminina... e a festa das cantigas era um nunca mais acabar:

Só mais um, só mais um ... só mais um, devagarinho
A Escola Tomás Cabreira
Vai meter mais um golinho!
Ai a bola vem aí
E a escola está aqui
P'ra ar mais um abada
Pois eu sou de opinião
De ganhar por um milhão
Mesmo sem dar canelada
Cá para a bola
O adversário teme a Escola
SOU DA ESCOLA
SOU CAMPIÃO
SEI JOGAR Á BOLA
E GANHAR POR UM MILHÃO

Quando quiserem eu canto ainda. E agora eu canto prla nossa selecção que continuo "marafada"

Viva, viva Portugal
Viva a nossa Selecção
Viva, viva Portugal
Cantemos com emoção!

Viva, viva esta Nação
No Desporto sem rival
Cantamos com emoção
Viva, viva Portugal!

Com um abraço fraternal

Zezinha Fraqueza


O MEU COMENTÁRIO

O portal da Maria José Fraqueza pode ver-se aqui no: http://www.mariajosefraqueza.autoreseleitores.com/.

É um trabalho excelente, ou, por outras palavras, o trabalho que eu gostaria de ter feito para mim. O portal esmaga-me, tanta informação tem.. Gostava de ser mais concreto depois desta pequena abordagem `a obra. Não vou comentar nada agora, porque quero estudar o espaço da Maria José.
Escolhi o HEI-DE um dos muitos títulos da Maria José paar escrever. Vamos lá a ver como eu lhe pego.

HEI-DE!....


Hei-de esperar por ti meu amor.. à saída..
Para te beijar e dizer-te como tanto te amo!...
E contigo à noite hei-de observar o luar da vida
Porque é para isso tudo que eu te reclamo..

A vida contigo é tudo e sem ti não é nada
A caminhada é longa e exigente a perspectiva
Quero viver pela via da manhã orvalhada
E viverei no limite do amor que não se priva.

De ti nem da tua companhia nem da mulher
Que tu és hoje e serás amanhã se Deus quiser
Companheira sempre, amiga à noite e de dia

É a ti que apenas peço não me deixes só
E que me acompanhes a mim que já sou avó
Ó minha namorada, ó meu amor ó poesia....


HEI-DE


Hei-de.. ser muito forte como o vento
Hei-de... ser muito forte como o mar
Hei-de... extrair o mal do pensamento
Hei-de...

Marizé

Voltarei aqui com muito gosto.
E ficarei a aplaudir
Gostei......

João Brito Sousa

Sem comentários: