sexta-feira, 26 de setembro de 2008

QUEM NÃO SE LEMBRA DELE?


BERNARDINO MARTINS
por JOÃO BRITO SOUSA


Um bom homem e um bom amigo Estou a vê-lo a jogar a bola, de cabeça, `a parede, no átrio da Escola. E era capaz de estar lá o dia inteiro. Sempre com um sorriso nos lábios. Aliás, todo ele era sorriso. Bom dia Bernardino e ele respondia sorrindo...

Andava na Escola à minha frente mas tivemos sempre uma boa relação. Dava-me devaia. Levantava os braços e sorria. Viu-o uma vez a medir um tanque em cima de um camião e, ao ver-me, levantou os braços, sorrindo e contente. Éh Bernardino, dizia-lhe eu

Mais tarde, encontrei-o em TORRES VEDRAS, quando o Farense foi lá jogar. Escrevia para os jornais, agora. O QUEIXINHO era jornalista.

BERNARDINO MARTINS ou o QUEIXINHO, tanto faz, é um amigo.

O que ele fazia bem era jogar à bola. Tinha a impressão que o BERNARDINO discutia o lugar de ponta esquerda com o JÚLIO PILOTO. O JÚLIO diz que não, que era médio e o QUEIXINHO jogava na ponta. Era uma jogador valente, dos melhores que a Escola tinha nesse tempo.

Os médios que serviam a linha da frente eram o ZECA BASTOS e o FAUSTO XAVIER, ambos do BNU.O ZECA jogava do lado direito, era cerebral e por isso tinha a alcunha de PEPE, do BELENENSES, Ao lado do PEPE, jogava o JULIÃO, para ajudar o CARONHO que era o central..

O losango era assim, CARONHO a central, JULIÃO a quarto de defesa, ZECA BASTOS a médio de ataque do lado direito e FAUSTO XAVIER, o pensador e camisa dez, que fazia muitos golos e era o armador de jogo.

À frente à direita jogava o NUNO da Fuzeta e internacional júnior, o JACINTO FERREIRA era o avançado centro, o JOÃO PARRA de Olhão e internacional júnior jogava a segundo ponta de lança e na esquerda, na ponta jogava o BERNARDINO MARTINS.

A linha era assim; Malaia, Júlio Piloto, Caronho, Julião e Pinto Faria, Nuno, Zeca Bastos, Xavier e Queixinho, Jacinto Ferreira e João Parra. Técnico Professor Américo.

Melhor que isto só a linha atacante da selecção da Argentina de 1946, que ganhava tudo e a quem chamavam “La Máquina” e que era constituída por,

MUNOZ, MORENO, ADOLFO PEDERNERA, LABRUNA E LOSTAU

O Queixinho era o LOSTAU argentino. Sempre agarrado à linha, levantava o braço esquerdo e dizia para os médios, Manda Pepe. Manda Xavier..

E uma vez com a bola nos pés era um misto de Garrincha e de Chalana. Simulava que ia a sair por fora e saía por dentro, chegava à linha e centrava para o Parra que já lá estava á espera. E o João ou o Jacinto Ferreira não perdoavam.

Fazia todo o corredor do lado esquerdo e parecia o LATO da selecção da POLÓNIA. O coronel do Exército polaco e jogador de futebol, senhor LATO e o BERNARDINO MARTINS QUEIXINHO eram os únicos que faziam isso.

Viva o BERNARDINO MARINS, o QUEIXINHO.

Se isto não foi assim, desculpa lá ó Bernardino; faz de conta que foi...

Aí vai um abraço

Sem comentários: