terça-feira, 8 de setembro de 2009

O POETA BERNARDO DE PASSOS

(o poeta Bernardo de Passos)

DEDICATÓRIA AO PAI

Envolve-se-me a Vida em sombras sepulcrais;
Num cárcere me sinto, em trevas abismado...
Não cabe no infinito um grito alucinado,

E o céu é negra campa abafando-me os ais!

Versos, palavras vãs ! Quem ouve o que aqui digo ?
Quem ouve? E nem eu sei pintar tamanho horror ...
Não sei dizer, meu Pai ! em versos esta dor.

Não sei chorar-te aqui meu velho amigo. !

Treme-me a pena na mão, neste momento de acerba saudade; e aperta-se-me o coração e sinto vontade de chorar...

BERNARDO DE PASSOS nasceu em S. Braz de Alportel mas faleceu em Faro, a sua cidade, tendo a sua vida decorrido entre estes dois sítios; a sua vila natal e a cidade onde exerceu vários cargos.

Foi solicitador na sua terra e foi farmacêutico em S. Braz e em Lisboa, onde fez os preparatórios tendo sido comissário da Polícia em Faro e mais tarde, Secretário da Câmara de Faro.

Poeta contemporâneo de António Nobre e Junqueiro esteve sempre ao lado dos mais desfavorecidos. Poeta líriico que escreveu versos com a alma.

A cidade de Faro deu-lhe a mão e por isso o recordo aqui. `É um homem da cultura.

Morrem os ricos dobram o sinos
Morrem os pobres não há dobres
Que Deus é esses dos Padres
Que não faz caso dos pobres...

Poeta, uma outra forma de ver a vida ....

Texto de
JBS

Sem comentários: