quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DO CORREIO


Comentário

Nunca é demais realçar o grande apoio e a bondade dos autores dos comentários que me têm sido dirigidos, sinceramente agradeço.
Tenho a grande virtude de saber conhecer as minhas limitações, daí que se algo que possa escrever não agradar, a crítica será aceite com a mesma humildade que o eventual elogio.
Se me permitem vou individualizar, 2 ou 3 comentários:
João Brito Sousa
Leio com particular atenção os teus comentários, és um Mestre eu sou um discípulo aplicado.
Relativamente ao Sócrates, estou de acordo com todas as observações feitas.
Não sou estudioso do filósofo, nem de perto nem de longe, mas sou fascinado por tudo o que ele representa de carácter, de honestidade intelectual, de respeito pelo ser humano. Procuro aplicar e transmitir a filhos e netos o que é possível transportar até aos dias de hoje, da sabedoria e da integridade que nos legou.
Como é da praxe recolho muitas vezes um sorriso sarcástico ou debochado, como a dizer “já está passado”!
Sobre o José e a freira, pouco tenho a acrescentar! Acho que é perder tempo com ruim defunto. Apetece-me citar de novo o personagem “Odorico Paraguassu” criação do Dias Gomes (autor brasileiro) “ ele que vá curtir a sua defuntice para bem longe” e que nos deixe em paz.
Maurício Domingues
Obrigado pelo apoio, pelo que li, estamos em sintonia e isso é muito bom.
Diogo
O comentário não foi para mim, mas permita-me que lhe diga que em minha opinião, a limitação imposta no que se refere à politica e à religião, tem um sentido mais objectivo. Talvez restrições a falar sobre partidos ou a utilização dos nomes dos políticos, situações menos claras dos meandros partidários. Mas o homenzinho da Golegã não se enquadra, penso eu de que!...
Tenho razão ou não meu caro moderador? (eu dou cá uma trabalheira, não é?)
Um forte abraço costeleta a todos
António Viegas Palmeiro

14 comentários:

Anónimo disse...

Ao António Palmeiros

Com um abraço forte e um obrigado,

Aí vou eu,

Para dizer que, em meu entender,os comentários são a alma dos blogues.

Vem um artigo e eu estou lá e gostava que os outros também estivesSem,

Mas para eu comentar é preciso que tu escrevas, certo.

Não sou o moderador, mas sugeria-te aí umas crõnicas onde metesses lá dentro a malta do teu tempo.

Para te conhecer melhor.

Ouve, foste aluno do Engº Diamantino Piloto?

È um excelente trabalho para ti. Peço-te que fales dele como teu professor ou como homem.

Coisas assim, pá...

Ab.
JOÃO BRITO SOUSA

Anónimo disse...

Caros colegas uma vez que a "floodgate" se entreabriu,alguem colocou um pe' na porta entreaberta eu volto ao tema Saramago que por muito que se queira ou nao,devido a' postura do homem,e' sempre politico.E politico e' tudo a que queiramos dar-lhe esse sentido. (Como cao velho nao aprende novos truques,assim estou eu com o computador,til,cedilhas acentos e etc,nao sei como acciona-los.Desculpem).
Aqui vai o que comentei noutro blog de um amigo.
-Enquanto os pequenos e medios intelectuais da nossa praca se vao desvanecendo com as piroetas pseudo-teologicas do ultimo romance de Saramago,o velho "espanhol"(por adopcao)nao dorme em servico.
Com a desculpa de lhe permitir "explicar-se" perante o Pais pelas grossas bojardas que proferiu contra a Biblia,as igrejas cristas e aos cristaos num todo,a RTP deu-lhe de mao beijada e em bandeja de prata quinze minutos de publicidade gratis.
O antigo censor e saneador do "Diario de Noticias",nao exitou e compareceu no estudio para vomitar mais uma sessao de fel e rancor.A coisa chamava-se"Especial informacao",eu chamar-lhe-ia "Especial promocao".Sim porque e' do negocio de vender livros e nao de ideias nobres que a criatura vive.As ideias sao para os papalvos,ele vive dos lucros e contenta-se com isso.E,a quinze minutos de publicidade gratis nem um stalinista refinado resiste.
Eu gostava de o ver escrever sobre o Corao o que escreveu sobre a Biblia e,dai talvez nao uma vez que isso requeriria um pelotao de guarda costas para o proteger dos guardas do "profeta" e,isso sairia de certeza dos nossos impostos.Basta recordar-mos o que aconteceu ao autor dos "Versiculos satanicos"...ainda hoje tem a cabeca a premio.
um abraco a todos
Diogo

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Caro Moderador,

Escreveu-me, no seguimento do meu comentário sobre este tema, o que vou transcrever (sic):


" Confesso que será melhor não continuar com o tema em questão, para não ferir susceptilidades, porque, a coisa está a aquecer...."

Todavia e pelo que estou a ler no comentário do Diogo, alterou a sua decisão e resolveu continuar com o tema? Naturalmente " a coisa entretanto arrefeceu..."!

jorge tavares
1950/56

AGabadinho disse...

Boa Noite a Todos,

Inteiramente de acordo com o proposto com o Dr. João Brito Sousa.
Isto porque também já verifiquei que na verdade a “porta se encontra meio aberta”, o que em minha opinião já desrespeita o nº. 4 dos Estatutos, penso ser altura do Sr. Moderador tomar a atitude estatuária que lhe compete.
É tudo por agora.

Cumprimentos para Todos.

AGabadinho

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro João
Não. Não fui aluno de Diamantino Piloto.
Meu caro Gabadinho
O Dr. João não se insurge contra os comentários, ele diz que "são a alma dos blogues"
Em que ficamos?
Quer que se acabe com o tema que aqueceu estes dias? Por ser contra o nº 4 dos Estatutos? O que é fundamental é não referir directamente a "Religião" ou "Política", porque, se assim for, não podemos falar de ninguém.
Será que não podemos criticar um político, será que não podemos criticar um padre?
Se todos estiverem de acordo, podemos trancar a porta que o amigo diz estar entre-aberta.
Um abraço para todos
Moderador

AGabadinho disse...

Viva,

Replico extrato da sujestão do Dr. J.B.Sousa no comentário acima:
............................................................................................................................................
"Não sou o moderador, mas sugeria-te aí umas crõnicas onde metesses lá dentro a malta do teu tempo.

Para te conhecer melhor.

Ouve, foste aluno do Engº Diamantino Piloto?

È um excelente trabalho para ti. Peço-te que fales dele como teu professor ou como homem.

Coisas assim, pá...

Ab.
JOÃO BRITO SOUSA"

A minha pergunta: O que sugerem estas palavras?
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Termino afirmando que apenas dei a minha simples opinião, nada mais.

Cumpts.

AGabadinho

Anónimo disse...

Caros Colegas
Concordo totalmente com a opinião do moderador.
Verifico no entanto que tem quem foge do tema como o diabo da cruz.
Pela minha parte será o meu último comentário. Quero no entanto esclarecer alguns pontos que ou não foram bem entendidos ou foram deturpados:
1)O pedido de socorro foi para agitar consciências. O objectivo foi totalmente conseguido. Há muito tempo não havia um debate envolvendo opiniões diversos.
2)em nenhum momento citei algo que envolvesse politica ou religião, muito menos feri os costumes, salvo se a simples referência à criatura possa ser enquadrado em qualquer das restrições impostas pelos Estatutos.
3)É um direito meu, um direito de cidadania, erguer a minha voz quando alguem, seja português ou não, no caso não, diz que estes "colunistas de merda" (os colunistas eram os jornalistas portugueses)acrescentando outros piropos ofensivos aos citados.
4)Os nossos antepassados, que sempre correram os espanhóis deste nosso cantinho à bofetada, estão certamente dando voltas no caixão, se ainda existir caixão, com a proposta da criatura.
5)Não sinto qualquer orgulho no Nobel oferecido à criatura, acredito que nem o Nobel sentiria.
6) Não tenho qualquer apreço pelo que escreve e por mim pode ficar definitivamente lá na ilha dele.
Para mim assunto encerrado, quero pedir desculpa aos que são apreciadores
Vivi no Brasil vários anos sei dar o valor à palavra sem tradução, genuinamente portuguesa que é SAUDADE deste cantinho, dei o meu suor e o meu sangue pelo país, não admito que qualquer fulaninho, venha fazer uma proposta ordinária que o sujeito fez.
Perdeu-se uma boa oportunidade de um debate mais proveitoso:
Obrigado por me aturarem
Um abraço a todos
António Viegas Palmeiro

MAURÍCIO DOMINGUES disse...

Meu caro A Gabadinho

Um abraço .
Fico com a impressão que o meu
amigo está a confundir Política
com políticos e Religião com
padres e religiosos.
A Política, daquilo que sei, é
a ciência de bem governar e dirigir os Povos.
Os políticos, os agentes que têm
o dever de aplicar as Leis dessa
Ciência, para bem dos Povos,como
humanos que são e sujeitos a cometer erros, devem e podem ser
criticados, castigados e punidos
se para tal houver motivo .

A Religião, que trata das coisas
sagradas, dos preceitos religiosos
e da Fé,que briga com os sentimentos das pessoas, deve ser
respeitada por todos.
Ninguém, nem qualquer "iluminado",
como foi o caso do José Saramago,
se pode permitir explorar a Religião para tirar proveitos .
Penso que os Padres e outros
religiosos, também sujeitos a
cometer erros, poderão ser criticados.

Senbor A Gabadinho. Nada destes
pricípios vão contra o Nº4 dos
Estatutos. A Religião e a Política
não está a ser discutida, mas simplesmente quem maltrata estas
duas Ciências .
Saudações Costeletas
MAURÍCIO SEVERO DOMINGUES

Anónimo disse...

OBVIAMENTE,


Mantenho que a alma dos blogues está nos comentários. Alguém tem dúvidas disso?

Se sim, é ver o blogue do Dr. Júlio Machado Vaz, que num texto de dez linhas tem 60 comentários.

Ora isto é competência e vitalidade. Mas atenção, ali, as coisas são claras e às claras.

No espaço costeleta, infelizmente, é tudo escuro, tudo anónimo, o que me agride profundamente.

Porque algns dos meus comentários não são publicados, porque infelizmente as pessoas não se respeitam, nem a si próprios nem aos outros, porque se tomam atitudes ditatoriais sem ouvir ninguém, porque falta qualquer coisa a certas pessoas que por aqui passam.

Sou um dos que mais apelou à unidade e sou, modéstia àparte, dos quemais deu a este espaço.

Moderadores ocultos, jamais.

João Brito Sousa

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meus caros Costeletas
Parece-me que o Palmeiro, o Maurício e até uma carta duma senhora radicada no Canadá responderam às questões ultimamente vindas a "lume".
Caro Brito de Sousa, não fui eu que pedi para ser moderador, e não me "escondo" porque tenho escrito, comentado e criticado. respondi à sua pergunta se fui aluno de Diamantino Piloto. Disse que não fui. O Professor Diamantino Piloto era um grande amigo meu. Tenho publicado todos os seus comentários e ontem, dia 25, retirei dois a seu pedido por ter dito que a foto de Vila Real de Santo António era o liceu de Faro.
Estou neste blogue desde a sua criação e tenho muita coisa escrita nele. Quanto ao amigo Gabadinho, apenas lhe faço a seguinte pergunta: Além de comentar e criticar o que
é que já escreveu para este Blogue?
Para o Dr. Brito de Sousa devo acrescentar que algumas palavras do seu comentário ofenderam-me, mas publiquei. Se eu fosse ditador, como me chama, não o publicava.
Agradeço ao Palmeiro, ao Maurício e ao Diogo a compreensão com o meu trabalho. O Palmeiro foi o único a quem não publiquei um seu trabalho e que, tendo mudado o nome para "emplastro" o publiquei.
Querem saber o meu nome? Para quê? Porquê? Para isto? Estou, por enquanto, muito bem assim.
Não gostam da palavra "Moderador"? Posso arranjar outra...
Este Blogue precisa de alguém que o oriente e que não consinta que queiram acabar com ele.
Foi o Rogério Coelho que em Maio de 2007 criou este blogue, ele está comigo, como têm ocasião de verificar nas efemérides. E também está outra pessoa, que alguns não gostam, mas que colabora comigo.
E termino dizendo: Deixem-se de ... Isto estava a ficar geitoso. Não estraguem. Colaborem.
Sem ofender que interessa que seja anónimo, pseudónimo, incógnito ou moderador? Venham os trabalhos.
Um abraço deste Costeleta para todos os Costeletas
Moderador

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Bom tardes estimados amigos costeletas,

Estou encantado..10 comentários é obra!
Será inédito no blogue dos costeletas?
O tema que esteve na origem destes comentários, apesar de algumas opiniões contrárias, envolve religião e política. Não declarada,algo envergonhada...mas
existe. Em textos anteriores e bem recentes, tambem lá vinha a política, embora de forma mais encoberta.
Daí não vem mal ao mundo, antes é salutar discutirmos estas questões com elevado sentido de cidadania e amizade.
Respeitando a limitação dos temas imposta pelo estatuto, reconheço que a sua permissão tornava o blogue mais rico de participações.
Esta alteração provocaria de imediato alguma dificuldade de gestão, motivada pela qualidade dos textos.
Estes três ou quatro dias de escrita,são exemplo dessa mesma dificuldade.
jorge tavares
1950/56

Anónimo disse...

PONTO DE VISTA

Satisfez-me verificar que o meu comentário foi publicado. É bom que se note, que, o que lá digo, é da minha inteira responsabilidade. O Moderador decidiu colocar o texto e fico-lhe grato pelo facto.

Quem quiser questionar o que lá digo é só pôr as cartas na mesa. Eu respondo.

Mas senhor Moderador,

quando eu falo no Professor Diamantino a dica não era para si, como pensou, mas sim para o António Palmeiro, que, falando dos seus professores e colegas seria uma forma de o conhecermos melhor.

e quando digo

que se tomam atitudes ditatoriais sem ouvir ninguém, também não lhe é dirigido, como pensou.

Senhor Moderador, eu não lhe chamei nada e por isso não tem que estar ofendido.

Diz o senhor Moderador,

1 - Querem saber o meu nome? Para quê? Porquê? Para isto? Estou, por enquanto, muito bem assim.

O senhor insiste em esconder-se mas os costeletas ou já sabem ou pensam saber quem o senhor é. O senhor assumir-se e dizer quem é, é uma questão de ética e de respeito pelos costeletas. Só isso, nada mais.

2- Este Blogue precisa de alguém que o oriente e que não consinta que queiram acabar com ele.

Só quer acabar com o blogue quem usa de atitudes do tipo: SOU DEMOCRATA MAS QUEM MANDA AQUI SOU EU.

3 - Foi o Rogério Coelho que em Maio de 2007 criou este blogue, ele está comigo, como têm ocasião de verificar nas efemérides. E também está outra pessoa, que alguns não gostam, mas que colabora comigo.

Desculpar-me-à mas o que acaba de dizer não colhe e vale o que vale.

4 - E termino dizendo: Deixem-se de ... Isto estava a ficar geitoso. Não estraguem. Colaborem.
Sem ofender que interessa que seja anónimo, pseudónimo, incógnito ou moderador? Venham os trabalhos.

Desculpe senhor Moderador, não estar de acordo e dizer NÃO, não é estragar. È contribuir para uma melhoria, discordando.


O António PALMEIRO, diz no comentário.


1 - Verifico no entanto que tem quem foge do tema como o diabo da cruz.

António, isto que dizes não me parece seja verdade. Não vi ninguém fugir.


2 - Pela minha parte será o meu último comentário.

Porquê? Não tem pés nem cabeça esta atitude. Mas, não gostas de fazer comentários !?...

JOÃO BRITO SOUSA

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Jorge
Dificuldades? Dificuldades de gestão?
É caso para clamar "rais parta os homens com os seus comentários, onde se viu?"
Veladamente até chamaram "ditador" ao moderador.
Ditador?
Claro!
Ou se calam ou vai tudo para o campo pequeno
O "Moce" João tem razão, é salutar os comentários nos blogues. O Julio Machado Vaz teve 60 comentários? Ora "Moce" para lá caminhamos, é preciso que todos queiram.
Escrevam! Mas não ofendam... não publico "maus costumes". Não falem de partidos nem de igrejas.
Um abraço e beiginhos para todas as Costeletas
Moderador

Antoniorodrigues@gmail.com disse...

Caro João

No momento que escrevi tive a sensação de que efectivamente alguns colegas estariam desejando acabar com o tema. Senti e disse, hoje certamente não pensaria assim, daí a minha referência à fuga.
Quanto à minha referência a não fazer mais comentários, deveu-se ao facto de achar que a polémica estava a "aquecer" e a sentir-me culpado por ter sido eu a despoletar o tema em causa.
Hoje acho que valeu a pena e que talvez pudesse ter deitado um pouco mais de gasolina no fogo.
Tenho a consciência que participei num dos momentos altos deste blogue.
Nunca é tarde, quem sabe o que virá por aí!
Um abraço
António Palmeiro