quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

HERÓIS ESQUECIDOS
__________________


Em boa hora o nosso bom amigo e Costeleta A. Viegas Palmeiro, em artigo publicado no nosso Blogue, em 20 do corrente, tocou nas feridas que ainda supuram e se encontram por suturar na maioria duma geração de jóvens, ex-combatentes do Ultramar, que deu o seu melhor nos antigos territórios ultramarinos.

Sou membro da Direcção do Núcleo de Oeiras /Cascais da Liga dos Combatentes e bastante sensível a toda uma situação de injustiças , ostracismo e abandono a que foram votados os filhos deste nosso Portugal, agora pigmeu, que deu Mundos ao Mundo e que pseudo- libertadores, renegados e desertores, com ódio redobrado atiraram para o esquecimento.
A Liga dos Combatentes, por intermédio da sua Direcção Central e embora com reduzidos apoios está procurando colmatar um problema grave que se arrasta desde o fim das guerras do Ultramar, que muitos Ex-Combatentes carregam às costas e têm tido lastimáveis reflexos nos seus descendentes e famílias.
Centenas de companheiros nossos, Algarvios e Costeletas, passaram pelo Ultramar e outros por lá ficaram para sempre.
Seria de todo o interesse que todos os nossos Costeletas e familiares tivessem cohecimento do que se está procurando fazer pelo CENTRO DE ESTUDOS NO APOIO MÉDICO, PSICOLÓGICO E SOCIAL na Zona Sul e Algarve.

Espero que a divulgação deste nosso panfleto possa ajudar a resolver muitos dos actuais problemas que afligem os nossos Ex-combatentes e familias, cuja responsabilidade cabe aos Governantes e, particularmente, ao Ministro da tutela. Os sucessivos governos nascidos depois do 25 de Abril , práticamente esqueceram aqueles que deram sangue suor e lágrimas pela sua Pátria.

Estoril , 28 de Janeiro de 2010
MAURICIO SEVERO DOMINGUES

4 comentários:

Anónimo disse...

Estive no Norte de Moçambique, não me considero heroi, pois cumpri com uma obrigação imposta à n/geração. O que me revolta contra estes bons rapazinhos que nos tem governado ou desgovernado após o 25 de Abril é o abandono a que sujeitam aqueles ex-combatentes sem abrigo e abandonados como cães e devido a doença contraida na guerra.Hà dinheiro para tudo, principalmente para o futebol, mas para dar dignidade a esses HEROIS não hà. Que maldito País é este que abandona lá longe aqueles que deram o máximo que tinham - a VIDA.
Será que aquilo a que nos obrigavam a chamar pátria não terá vergonha do abandono dos seua mortos.Realmente já somos demasiado velhos e sem peso para fazermos pressão e não podemos contar com os srs.do quadro, pois esse recebem a tempo e horas as suas reformas e se calhar até pensões extras, mas já naquela altura eles eram os pensantes e nós os executantes.Eles tinham estudado durante anos e nós(alguns) ao fim de 6 meses numa Escola Prática de qualquer coisa já estavamos prontos para morrer.Bem hajam e continuem a V/missão. A.ROCHA

Anónimo disse...

Sou ex-combatente do enclave de Cabinda,por sua vez da ZIN de Angola.
Pela lei anterior de ex-combatentes estava a auferir anualmente 196 euros.Uma miseria mas,mesmo assim uma
lembrança do M.D.do então Paulo Portas.Agora o nosso governo,encabeçado por Socrates,lembrou-se de diminuir essa
importância,certamente por não terem tido os seus pais,nessa circunstância.Tirou 46 euros.Pasme-se!Quando um Pais,tem no seu seio,gente que quer ser e é apoiado
por alguns para Pres.Republica e consequentemente Comandante asupremo das Forças Armadas,um desertor (para o inimigo de então),do Exercito Português,está tudo dito.É o Pais que temos!!!

AGabadinho disse...

Também andei pelo mato da Guiné.
Foram dois anos que nunca mais esquecerei pelas piores razões. Fico por aqui...

Cumprimentos para Todos

AGabadinho

filipe disse...

Boa tarde a todos os que passaram pela E.I.C.F. de 1956 a 1962. Tambem a todos os que passaram pelos Fuzileiros de 1962 a 1970 e em especial os do 4° DFZE (63-65),13°DFZE (65-67) e 4° CFZ donc Angola e Moçambique .

Por qual o motivo que este blog està deserto?

Gostaria imenso de trocar um "bate papo" com a matta desta época!

Voici mon e:mail
filipe.da-cruz@laposte.net

Um abraçao