sábado, 21 de agosto de 2010


A Essência da Vida … No Planeta Terra

Algumas considerações

Sentada sob a copa de uma bonita árvore, toda florida de branco, que tenho no meu pequeno jardim, apoiei a cabeça entre as mãos, pensando em nada, como se diz: no “ mundo da lua “, por escassos momentos. Derrepente, entrei na realidade. Olhei em meu redor e verifiquei que o sol iluminava o ambiente, com alguma intensidade. Completamente descontraída , reflecti profundamente, no que pode acontecer ao planeta em que vivemos e, obviamente, à Mãe Natureza – Refiro-me à Ecologia, parte da Biologia que tem por objecto o estudo das relações dos seres vivos com o meio natural e da sua adaptação ao meio ambiente físico ou moral. Se os meios em que eles estão inseridos forem alterados, logo os seus ecossistemas se desequilibram e esses seres sofrem agressividades de vária ordem – quer na flora, quer na fauna podendo desaparecer da face da Terra, ou em vias de extinção, se o Homem não tornar medidas adequadas…
O Planeta Terra existe há muitos milhões de anos e outras espécies de vida, já andaram por aqui, como provam as pegadas de dinossauros e de outros testemunhos. Possivelmente, pelas mutações climatéricas ou causas desconhecidas… foram surgindo novos seres… Mas o Homem tem sido o grande gerador de problemas gravíssimos, que têm prejudicado o planeta. Cito alguns, que me parecem de grande relevância:
- As experiências nucleares; as constantes guerras, entre os Povos… os bélicos que “ fluiem ” substâncias mortíferas, transformando esses teatros, em cemitérios de putrefacção… Os incêndios, alguns por elevada temperaturas, outros por mãos criminosas e, ainda por falta de limpeza dos meios rurais ou por queimadas, sem controlo, devastando florestas e tudo, em seu redor… As variadíssimas lixeiras, contendo detritos tóxicos “a céu aberto” ou atirando para os rios… poluindo as águas e matando tantas espécies da vida marítima e tantas outras formas de poluição, que invade o ambiente e emana para a atmosfera, destruindo o ozono, gás que protege a Terra dos raios solares, directamente. E se for sendo destruído, o aquecimento global vai aumentando, provocando desastres ecológicos, como por exemplo: os degelos dos icebergs e as extensas superfícies geladas do planeta, habit de muitíssimos animais, alguns tão exóticos, …
Como poderemos melhorar a Saúde Deste Maravilhoso Planeta ?
Naturalmente, se o Homem se esforçar por mudar a sua mentalidade e por consequência, os seus comportamentos, levando à risca, cuidados e sistemas eficazes, de bom encaminhamento, para evitar o aumento do aquecimento do Planeta: Destruição do Planeta Azul…
Sugestões – Optando pelas energias renováveis – eólica; mar, sol; geomassa; geotérmica,… uso de lâmpadas eléctricas de baixo consumo; reciclar tudo o que for possível – papel, cartão, plático, metal, vidro, pilhas… E, cada pessoa ter a consciência de os colocar em ecopontos, devidamente seleccionados. Não deitar os lixos a granel, nem espalha-los pelo chão mas sim, acondiciona-los em sacos, completamente fechados, dentro dos contentores.
- A plantação de árvores, em larga escala, em terrenos baldios ou abandonados. Criar espaços verdes em todos os recantos possíveis, recebendo deles, benefícios de frescura e beleza.
Governantes de países de vários continentes têm-se reunido em Cimeiras, para discutirem, quais as melhores soluções, para evitar mais aquecimento, um mal maior, mas pelo que sei, tudo não passa de conversa e algo de bom que fica acordado, vai parar à gaveta… Alguns desses senhores, estão mais interessados em defender a Economia, nem que para tal, seja necessário sacrificar a Mãe Natureza!
Nota
A Natureza está agressiva, pelas variadas reacções, como ela se apresenta – Inundações; horríveis, vendavais, sismos de muita gravidade ,tsunamis o mar revolto, com ondas gigantescas em fúria, levando tudo à sua frente, destruindo povoações e matando tanta gente ! Toda esta loucura, parece dar a entender que são gritos de raiva contra a Humanidade, por não respeitar a sua integridade…
Conclusão
Qual será, então o seu futuro !?
Abracemos com amor, dignidade e todo o trabalho necessário de mãos dadas, com todos os Povos, para podermos salvar e deixar a herança do Planeta Terra, fértil, saudável, às gerações vindouras, exaltando essa grande vitória !...

Maria Romana

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Minha querida Maria Romana
Mais um belo texto para pensar bem por todos os que tiverem a faculdade de o ler.
Um abraço
Rogério Coelho

Anónimo disse...

M.R

Um bom texto, sobretudo pela oportunidade.

Cumprimentos do
JBS