terça-feira, 13 de maio de 2014

EU, LUIS VAZ DE CAMÕES



Da nossa Poetiza, Costeleta Maria Romana, recebemos e transcrevemos:

Tema : - “E sou já do que fui tão diferente” 
– Luís Vaz de Camões

“Lamentações” … e honras !


Eu, Luís Vaz de Camões, Fidalgo ainda que pobre, e ignorada a data e local do meu nascimento – Lisboa, Coimbra, Alenquer ?!...
Estudara em Coimbra, onde dediquei belos poemas, à paisagem Coimbrã... Acabados os estudos, começara a frequentar a Corte de Dom João Terceiro. Dona Maria, irmã do rei, promovia serões literários, os quais muito divertidos! A minha acumulada cultura, não passara despercebida e comentava-se, como teria adquirido tanto saber!...
Eu, Cavaleiro Fidalgo, estava na idade de amar e amei muito, incluídas nas minhas paixões, amores proibidos!... Mas, a minha Pátria estivera sempre, em primeiro lugar!... - Combatera em Ceuta, onde me vasaram um olho; No Oriente participara em diversas expedições e cruzeiros marítimos; Naufragara no Mar da China e lutara desesperadamente, para salvar o manuscrito dos Lusíadas. E, exercera ainda muitos outros serviços… Ao longo da minha vida, sofrera as intrigas, o desterro, injustiças, prisão, fome, miséria plena e, por fim, a “enxerga agonizante”!...
Referindo-me ao soneto da minha autoria ”Mudam-se os tempos, Mudam-se as vontades“, algo me diz, que o Homem não esquecera o meu talentoso valor e me intitulara como Príncipe dos Poetas. Mas, por má sorte minha, não ouvi, não senti e nem vi o brilho de tal homenagem! Nem sei onde o meu corpo apodrecera!
      Talvez atirado para um coval e abandonado por todos!... Passados que foram muitos anos, tudo mudara !

A minha “figura”, esculpida em pedra, ocupa um lugar muito honroso, no Mosteiro dos Jerónimos…
Sou o símbolo do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas…
Sou a Língua Lusa falada em “tantos mundos”!...
Sou Camões, Poeta do Povo e da Pátria e o Maior de Todos os tempos!
Sou a Montanha e todos os Outros, as Colinas, como dizia João de Deus…
         “E sou já do que fui tão diferente”

Colocado por
Rogério Coelho



Sem comentários: