quarta-feira, 1 de abril de 2020

AULA COM O Dr. UVA


A Boina Basca

Era hábito, nos longínquos anos 50, os alunos, para se agasalhar, nas frias madrugadas,  durante o  percurso de casa até à Escola,  proteger a cabeça com as célebres “boinas bascas”.
 As aulas iniciavam-se às 8 H e 20 M e alguns alunos vinham de longe em vários meios de transporte….das Ferreiras, Patã, Boliqueime, Almansil, ….no combóio…….; de Vila Real, Tavira , Livramento, Fuzeta, Bias, Olhão…..na automotora….; Loulé e arredores, na EVA (a Camara Municipal apoiava alguns alunos)….de S.B.Alportel no António Evaristo Santo; de Estoi, Conceição, Sta. Barbara  e Patacão na “pedaleira”….alguns felizardos já vinham no “alpino” ou “cucciollo”, ao que chamavam “motor auxiliar”.
A “boina”, por vezes ficava guardada na pasta dos livros juntamente com a “bomba de ar” da bicicleta, a “marmita”, (para aqueles que não iam à cantina….) Por vezes,  em dias de azar, da marmita  saia um pingo de gordura, ocasionando a inevitável e característica mancha para arrelia do aluno  que se esmerava no asseio dos seus pertences escolares.
Todos os dias de aula havia um aluno à chamada, voluntário ou na falta deste, selecionado pelo Professor.
Nas aulas de Direito Comercial o aluno que ia  à “chamada”, levava  habitualmente para junto do Dr. Uva, o livro de Direito, o caderno, a cadeira, dando inicio a uma aula prática em diálogo, tendo por base o Código Comercial, a letra, o cheque, sociedades, extrato de fatura….
Certa aula em que o aluno foi à “chamada” com os livros da disciplina,  deixou na secretária os seus pertences….a mala com os restantes livros ….e a  inseparável “boina basca”…O colega da mesa ao lado apercebendo-se,  passa a boina de “mão em mão”, pelas costas dos restantes alunos, o que ocasionou uma natural distração que não foi alheia ao Dr. Uva….Este, que não se fazia rogado, inesperadamente, dá uma ordem de comando…..”jogue fora”…..
O aluno, sentindo-se entre o “apanhado” e o “sem culpa”…..não teve outro remédio e a boina saiu pela janela da sala de rés-do-chão qual disco voador em direção ao recreio….Os alunos relaxavam a mente daquela conversa maçadora de cheqes e letras com sociedades em  comandita…..simples e por quotas…..Todavia a boina não esteve muito tempo naquele recreio de gravilha que era como lixa para as botas do pessoal do campo e  para os sapatos dos da cidade….
Nisto, um aluno, solicito, que passava no recreio, corre a apanhar a boina, sem compreender bem o sucedido, mas para a entregar a alguém  ou jogar para dentro da sala…..Só que este recebe nova ordem de comando vinda de dentro da sala …..de novo do Dr. Uva …”deixe ficar”….A aula prosseguiu após o incidente, voltou a concentração…..sem mais comentários porque entre Professor e Alunos nos final da aula todos se entendiam…ao ser dada  a  nota ao “aluno vitima”…que soubesse muito ou pouco apanhava sempre 10.
Próximo ao toque da campainha…..o Sr. Castro…..velha raposa que conhecia bem o Professor e a Malta….vem entregar a “boina basca” para descanso do aluno e  comentários de fim de aula….

                                      Romualdo Cavaco 
                                                                         "Enviou "     


Sem comentários: