terça-feira, 3 de novembro de 2020

 MUTUALISTAS E FUNCIONÁRIOS


      A tradição mutualista em Portugal engloba muitos e muitos milhares de casos em se fundem, com todas as referências daí advindas, as situações de sócios das Mutualidades e Montepios e de funcionários, no activo ou aposentados. 

       Neste caso serviram as Instituições com grande dedicação, conhecimento e empenho, durante décadas. Muitos já nos deixaram e são, hoje, uma referente recordação da crença e apego à filosofia mutualista. Conhecemos o que foram as suas vidas e, não raro, conjugando-se a vivência das Associações com os seus próprios sentidos de viver, reflectindo-se as mesmas, como uma imagem reflectida, nas comunidades.

      Em relação á Mutualidade Popular (A.M.), com sede em Faro e associados em todo o País, reportamos, entre muitos outros, as lembranças saudosas do Professor António Madeira, que em 1926 foi o fundador da Associação, de Joaquim Galego e António Mascarenhas, bem como presente o caso de João Cavaco, que após anos e anos de dedicação como funcionário, desempenha com a mesma dedicação e competência as funções de Tesoureiro do Conselho de Administração.

      Esta é uma «avenida de serviços» em que se alimenta e cimenta o espírito do Mutualismo, na sua histórica génese de economia social, expressa em sucessivas gerações. 

JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



O OLHANENSE PAULO MURTA,

«TREINADOR DE ATLETISMO DO ANO»


        É mais um feito e assinalado no brilhante historial do desporto olhanense. Paulo Murta, o conhecido técnico de atletismo do dinâmico Clube Oriental de Pechão (COP), referência destacada entre as agremiações nacionais no que a esta modalidade respeita, foi eleito pela FPA (Federação Portuguesa de Atletismo) como o «Treinador do Ano Meio Fundo, Fundo e Marcha). Uma distinção cuja outorga aconteceu na Gala que decorreu em Lisboa (Centro de Alto Rendimento). 

       Consagra a mesma toda a dedicação, empenho, saber e humildade, qualidades amplamente reconhecidas aquém e além fronteira, do Paulo Murta, um olhanense nascido na freguesia rural de Olhão e que acumula as funções desportivas, a par da sua assumida actividade profissional.

       De seu nome completo Paulo Regino Viegas Murta, tem um longo e brilhante historial, com dezenas de títulos conquistados e referência de grandes atletas, a nível mundial, por si treinados. Entre eles destacamos a recordista e campeã nacional de marcha (pista coberta, 20 klms, Pombal), no quarto título da vencedora dos Jogos Ibero Americanos e de elevada presença nos Jogos Olímpicos de Pequim (2006), naquela que é «o expoente máximo do Clube Oriental de Pechão», a super Ana Cabecinha.

          Recentemente «O Melhor Treinador do Ano - 1/2 Fundo, Fundo e Marcha) esteve em Leeds (Grã Bretanha) entre os melhores técnicos mundiais da marcha atlética na que foi a Conferência Europeia desta especialidade e onde expressou os seus profundos conhecimentos.

          Recorda-se que o Clube Oriental de Pechão foi criado pelo entusiasmo de um grupo de jovens pechenses em 28 de Junho de 1949, sendo o ecletismo sempre prosseguido ao longo destas mais de sete décadas de existência, sendo de sua responsabilidade a organização da mais antiga prova de atletismo do Algarve, o Corta Mato do Algueirão. Felicitamos esta referência do desporto olhanense e algarvio, como endereçamos as mais entusiásticas felicitações, com o abraço de uma amizade de muitos e muitos anos ao Paulo Murta, «O Treinador do Ano»!

                                                                    JOÃO LEAL


 GOVERNADOR ROTÁRIO VISITA FARO


           São três as efemérides que merecem um destaque especial no calendário anual do movimento rotário. Referimo-nos ao aniversário do clube, á homenagem ao «profissional do ano» e à visita do Governador do Distrito. Esta vai acontecer no dia 16 de Novembro (2ª feira) em que o Companheiro Roberto Carvalho, Governador do Distrito Rotário 1960, que engloba os Clubes do Centro e Sul de Portugal e das Regiões Autónomas, se desloca a Faro, na data em que se assinala o 59º aniversário da entrega da Carta Constitucional (1961). No período da manhã haverá uma deslocação à comunidade piscatória dos Hangares, na Ilha da Culatra e onde será entregue uma nova cadeira de rodas a um pescador que estava carente da mesma para se deslocar, de modo próprio no desempenho da faina.

              No período da tarde realiza-se uma visita ao Museu Municipal de Faro e apresentação de cumprimentos ao Dr. Rogério Bacalhau (Presidente da Câmara Municipal) e que presidiu ao Conselho Director do decano dos clubes rotários algarvios. Seguir-se-á uma reunião na sede social e ao princípio da noite um jantar no Hotel EVA Senses, no decurso do qual serão emblemados três novos rotários.


                                                                        JOÃO LEAL


INFORMANDO

 NOVA TEMPORADA DA

ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL


                     No âmbito da nova temporada artística da prestigiada Orquestra Clássica do Sul vão realizar-se, no mês de Novembro, os seguintes concertos: dia 13 (6ª feira, 21 h) - «Ao som das flautas», Agrupamento de Música de Câmara, em Quarteira (Igreja de Nossa Senhora da Conceição), obras de Bach, Koechlin e Stamitz;dia 15 (Domingo, 18 horas), «Música Francesa para Sopros», Ensemble de Sopros, sob a direcção do Maestro Convidado Rui Pinheiro, em Estoi (Igreja Matriz); dia 19 (5ª feira, 21h30), em Loulé (Cine Teatro Louletano), «Som Riscado», Concerto Multimédia «Vela 6911», Orquestra de Câmara e instrumentos contemporâneos Victor Gama, Salomé Pais Matos e Ensemble da Orquestra Clássica do Sul, tendo como Maestro Convidado Rui Pinheiro; dia 22 (Domingo, 18 horas), em Faro -Grande Auditório da Universidade do Algarve, sob a direcção do Maestro Convidado Rui Pinheiro, «Schubert & Beethoven», pela Orquestra Clássica do Sul; dia 26 (5ª feira, 19 horas), em Faro (Teatro Lethes) «Ciclo Lethes Clássico», «Beethoven & Beyond». pelo Agrupamento de Música de Câmara e dia 28 (Sábado, 15 horas), em Algoz (Igreja Matriz), «De Pleyel a Poulenc», por este mesmo Conjunto.


                                                                                  JOÃO LEAL


INFORMANDO - JOÃO LEAL

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


A criação de uma rota turística ecológica entre o Algarve, o Alentejo e a Andaluzia em carro eléctrico foi uma das propostas do fórum que decorreu em Sevilha e que juntou meia centena de empresárias portuguesas e espanholas. Trata-se do projecto «e-Ruta» que pretende demonstrar que é possível fazer turismo com «zero emissões».


O documentário «220 metros de Guadiana», realizado por Paulo Vinhas Moreira para o Município de Alcoutim, conquistou o 2º lugar na categoria «Etnografia e Sociedade» do «Art & Tur Film Festival» (Festival do Filme Turístico), que decorreu em Viseu.


O «Festival do Contrabando», organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim, vai decorrer on line e com uma versão diferente das anteriores edições, entre 10 e 15 de Novembro.


A RTA (Região de Turismo do Algarve) lançou uma campanha de sensibilização dos autocaravanistas que procuram a Região para férias, orientando-os para as 35 unidades aderentes ao «RAARA» (Rede Apoio ao Auto-caravanismo da Região do Algarve) promovendo a fruição destas infraestruturas.


O Café Calcinha, em Loulé, um dos «cafés históricos de Portugal, propriedade do Município, conquistou o Prémio Europeu de Turismo Cultural, na categoria «Thematic Tourism Products» atribuído colectivamente à Associação Cafés com História de Portugal.


«All Treasure Hunt» é uma nova apetência criada pela empresária algarvia Sónia Fialho Peralta, que pretende ser «mais do que um jogo constituir como uma espécie de visita guiada à história das cidades». A primeira vista realiza-se no dia 11 de Novembro em Faro.