quarta-feira, 14 de julho de 2021

  «MEDALHA DE OURO DE FARO» PARA O BRITO FIGUEIRA



        O acrisolado «costeleta» e dirigente- da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, ra, Henrique Luís de Brito Figueira, foi distinguido pela Câmara Municipal de Faro, conforme deliberação por unanimidade de todas as bancadas partidárias, com a «Medalha de Mérito - Grau Ouro».

            Merecida distinção para mais um «costeleta» que toda a vida tem servido a comunidade no desempenho das mais diversas missões.

              Ao Henrique, por todos tratado por Brito Figueira, com os votos de boas melhoras e rápido restabeleci-mento, as mais efusivas e cordiais felicitações. 

              A «Medalha de Ouro de Faro» ser-lhe-á entre no dia 7 de Setembro (Feriado Municipal).


                                        JOÃO LEAL 

FALECEU O DR. BAPTISTA

    Contava 98 anos, leccionou durante dezenas deles na nossa Escola Tomás Cabreira (Escola Industrial e Comercial de Faro), o dr. Afonso Joaquim Baptista, que se finou nesta cidade. Era licenciado em Farmácia e proprietário e Director Técnico da «Farmácia Baptista» na Rua de Santo António e ora está integrada no Fórum Algarve.

       Presidiu ao Rotary Clube de Faro, ao Cine Clube de Faro e à Associação de Futebol de Faro. 

         De diálogo fácil e fraterno, gozava de geral simpatia e admiração este saudoso Mestre que ora nos deixou.


                                                                                   JOÃO LEAL


      

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                 NA MORTE DE UM POETA ESTOIENSE


             Filho da pitoresca e histórica freguesia de Estoi o Orlando viveu, par além de outros, entre dois amores: a poesia e o futebol, aos quais dedicou todo o seu empenho, saber e querer. A nossa amizade tinha mais de setenta anos e principiou ali na Rua do Município, no velhinho edifício da Escola Tomás Cabreira, que ambos frequentámos nos anos 50 do ido século XX. Pela vida em fora se manteve esse nosso relacionamento até porque semelhantes paixões, o futebol e a arte de versejar, ambos professámos, para além da simpatia leonina em termos clubistas.

            Em todas elas o Orlando João, escreve-o sem invejas, mas pleno reconhecimento da verdade, foi-me sempre superior, não obstante a sua exagerada humildade e aquele como que «receio» de estar na vida. 

             Orlando João da Cruz Bica, natural de Estoi , onde nasceu a 9 de Julho de 1935, filho de António Rosa Bica e D. Vicência da Cruz Bica, ambos falecidos, aposentado da função autárquica (Federação dos Municípios do Distrito de Faro), era um moço admirável e generoso. Com alguns pequenos resquícios verbais foi sempre dialogante e participativo. Recordamo-lo «costeleta», aluno do Curso Geral de Comércio, que depois terminaria em Lisboa. Tinha outros conhecidos familiares, que como ele andaram na Tomás Cabreira: seu irmão, o professor e emérito acordeonista António da Cruz Bica e seus primos direitos, como por aqui é hábito referir, o Valério Quintas Rodrigues (inspector de finanças e afamado homem do acordeão) e o «caçula» Virgílio Quintas Rodrigues. 

                 Como poeta, de grande criatividade que o foi escreveu os livros: «Germina para a vida» (1970), «A outra Primavera» (1971), «Canto de Quinas» (1973) e «Essência» (1975). Como estratega do futebol, ele que foi um valoroso intérprete do «desporto rei» deixou-nos obra escrita sobre «Estratégias e Tácticas» e «As Leis do Futebol».

             Faleceu agora, a 6 de Julho de 2021, a escassos três dias de completar os 86 anos. Uma saudade e um lutuoso sentimento de querida lembrança para um companheiro e amigo de uma vida e de um tempo.

             «Adeus, Orlando» e até um destes dias...     


 TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA

   «Turismo de Fronteira» é uma campanha lançada pelos Municípios de Alcoutim (Portugal) e San Lucar del Guadiana (Espanha), numa estratégia de desenvolvimento local para potenciar o crescimento turístico daquela zona raiana. O evento comportou também fado e flamenco.

  As antigas escolares primárias de Cachopo, Casas Baixas e Feteira foram transformadas em centros de descoberta do mundo rural da Serra do Caldeirão, como unidades de alojamento local, numa iniciativa da «In Loco», em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira.

   Um novo cruzeiro fluvial no Rio Guadiana, por acção da Euro Cidade Guadiana (Vila Real de San to António, Castro Marim e Ayamonte) foi inaugurado, decorrendo todas as 3ªs feiras dos meses de Julho e Agosto (partida às 18h30m) da Cidade Pombalina.

    O «Festival Observação das Aves e Actividades de Natureza» vai decorrer, de 1 a 5 de Outubro, em Sagres, numa iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo em colaboração co a Almargem e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

    O Rio Guadiana volta a conhecer mais um troço navegável até ao Pomarão, numa acção que motivou um investimento de 2,2 milhões de euros, com financiamento comunitário.

    A cadeia hoteleira tailandesa Minor Hotels entrou no Algarve com a aquisição de dois hotéis em Vilamoura - Anatara e o Tivoli Residences, num investimento de 29,4 milhões de euros.

    O novo resort de luxo entre Altura e Praia Verde (Castro Marim), «Verdelago» substituiu o campo de golfe por um «santuário da natureza», com mais de 110 diferentes espécies animais.

                                                              JOÃO LEAL 


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



       «LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICO DAS FAMÍLIAS DE FERRAGUDO»

                                       DR. NUNO CAMPOS INÁCIO

           O conhecido escritor portimonense Dr. Nuno Campos Inácio, numa edição da Arandis, é o autor dos 3 livros «Levantamento Enciclopédico das Famílias de Ferragudo», num total de 450 páginas e cujo primeiro volume será publicado em Agosto.

  

            «PEREIRO» (MEMÓRIAS DO PASSADO)»

                                            SUSETE ROMBA

              Trata-se de uma interessante recolha de elementos etnográficos desta freguesia alcoutineja da Serra do Caldeirão, numa verdadeira visão do «passado para o presente, do presente para o futuro», a obra da autoria de Susete Romba, intitulada «Pereiro, Memórias do Passado».

«OS SANTOS DA NOSSA CASA»                                              

               PADRE DOMINGOS DA COSTA MONTEIRO

               Escrito pelo Pároco da Mexilhoeira Grande Padre Domingos da Costa Monteiro surgiu o livro «Os Santos da Nossa Casa», inspirado nas orientações papais e dedicado aos seus familiares directos e de modo próprio à sua irmã mais nova. Trata-se de Teresa Monteiro da Costa, que faleceu aos 17 anos, no Hospital de São João, no Porto há 54 anos e com fama de santidade e que nascera em São Bartolomeu do Rego (Celorico da Beira).


           «TERRA FIRME, MAR DE ANIL»

                          MANUEL NETO DOS SANTOS

    Na Galiza (Espanha) e no Brasil, surgiu o livro «Terra Firme, Mar de Anil», com poemas do conhecido poeta algarvio Manuel Neto dos Santos. O prefácio é assinado pelo Dr. Nuno Campos Inácio. A obra deste interventor cultural, poeta, actor, músico e tradutor, reflecte muito do seu pensar - «dar de si nos outros, uma das formas mais sublimes da poesia». Manuel Neto dos Santos é natural de Alcantarilha (21 de Janeiro de 1959).

                    

                      «CHAMEM-ME BRISA»

                                       SAÚDA CONVIDA

       A revista mensal «Saúda» (órgão das Farmácias Portuguesas) inseriu na sua edição de Julho um excelente texto sob o título em epílogo, profusamente ilustrado e dedicado ao Concelho de Silves, numa maravilhosa viagem ao Algarve Atlântico, e em que «assim que o calor demencial abranda, a vida começa a sair dos esconderijos» e «campos estão cultivados com alfarroba, amêndoa, diospiro, romã e a laranja mais doce do Algarve».


«NA ORDEM DE CRISTO

EM CASTRO MARIM»

           Inserto no primeiro número da nova revista «GL» (Grande Loja Legal de Portugal» lemos o excelente artigo da autoria de Vicente Santa Maria, «Na Ordem de Cristo em Castro Marim». Ilustrado com excelentes fotografias sobre aquela vila raiana, refere o historial daquela instituição descendente dos Templários, bem como a riqueza monumental, natural e arqueológica local.


                                                        JOÃO LEAL 


QUANDO A POESIA ACONTECE

 De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural

    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Estimados Amigos e Companheiros,

No próximo dia 14 de Julho, quarta-feira, pelas 17,30.
"Quando a poesia acontece", na Biblioteca Municipal de Faro,
sob o tema:

"Sinto, penso, escrevo, digo,
O que me vai no pensar.
Em ideias misturadas,
Faço a pena voar."

~Francisca Graça

* Poesia embalada pela voz de Rosinda
com música de Luciano Vargues

Deverão ser cumpridas as normas de segurança, já habituais:

- lotação do espaço e distanciamento físico: número limite
de participantes 40 pessoas;
- obrigatoriedade do uso de máscara durante a sessão;
- higienização das mãos à entrada do auditório.

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.

P.S, - No mês de Agosto não haverá sessão. Retomaremos em Setembro.

Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

Segundo texto do jornalista João Mira Godinho, em «Expresso» - «A Cidade Lacustre de Vilamoura já não vai ser uma realidade. Depois da declaração de impacte ambiental desfavorável, em Novembro passado, o projecto que previa um investimento de 650 milhões de euros, foi formalmente rejeitado pelos novos donos da Vilamoura World (empresa que faz a gestão imobiliária da localidade algarvia), que preferem soluções mais amigas do ambiente».

Entre 11 e 13 de Novembro vai decorrer no Algarve, onde regressa após oito anos, o Congresso da AHP (Associação dos Hotéis de Portugal).

 Os alunos dos cursos técnicos que se ministram na Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro) - cozinha e pastelaria foram convidados pela empresa World Carob a desenvolver receitas de cozinha e doces utilizando os seus produtos à base de alfarroba (tabletes e cremes de barrar).

O 1º Laboratório Colaborativo do Turismo, a nível do País, vai funcionar no Auditório do NERA (Núcleo Empresarial da Região do Algarve), na Zona Industrial de Loulé. O acto inaugural contou com a presença do Professor Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Constitui um importante apoio do sector através da investigação e inovação para o desenvolvimento mais resiliente e mais sustentável do turismo.

Até fins de 2022 a Região de Turismo do Algarve desenvolve o projecto «Região Inteligente Algarve», com o objectivo de afirmar a principal região turística portuguesa como um destino cada vez mais sustentável, inteligente e conectado.

Entre a Altura e a Praia Verde, em Castro Marim, encontra-se concluída a 1ª fase de um resort da natureza de luxo, num investimento a decorrer até entre 7 e 10 anos, de 270 milhões de euros. O agora concluído trata-se de um conjunto de 102 unidade residenciais de luxo, comportando ainda um aldeamento turístico e um hotel de luxo, num total de 2020 camas e motivando a criação de 600 novos postos de trabalho.

«The Modernist» é o nome de uma nova unidade hoteleira na Rua D. Francisco Gomes, em Faro, num prédio projectado pelo icónico arquitecto Gomes da Costa, que foi recuperado. Do seu autor, natural de Vila Real de Santo António, um dos grandes promotores do modernismo no Algarve, assinala-se agora, se vivo fosse o seu cenetário. «The Modernist», em cujo rés-do-chão, funcionam a Campeão e Bertrand, tem 6 apartamento, com capacidade para 12 pessoas, um pátio e rooftop com vista para a Ria.

O motorismo mundial volta ao Algarve, com a realização no AIA (Autódromo Internacional da Penina) da prova a contar para o Campeonato do Mundo GP Motos, de 5 a 7 de Novembro e a presença do campeão português Miguel Oliveira.

A Alemanha voltou a considerar Portugal como zona verde, sem as restrições pandémicas a que votara o nosso País.

No decurso de Junho passado a ocupação média hoteleira quarto / cama, no Algarve, foi de 43% com assinaladas baixas no turismo interno, relativamente ao mesmo mês de 2020, de 8,4% e de 67,6% nos turistas estrangeiros.


                                                            JOÃO LEAL