sábado, 28 de junho de 2008

UM PROFESSOR COSTELETA

(o professor Pinheiro e Rosa)
A QUEM A CIDADE MUITO DEVE.

O Prof. José António Pinheiro e Rosa

Ocorreu, no passado dia 5 de Maio, o centenário do nascimento do sempre lembrado e saudoso Professor José António Pinheiro e Rosa, das maiores figuras da vida intelectual algarvia do século XX, membro efectivo da Academia Portuguesa de História, autor de largas dezenas de publicações científicas, sobretudo de investigação histórica algarvia e que, para pleno orgulho de todos nós, «costeletas», foi professor da nossa querida Escola, entre os anos de 1967 e 1975.

Nascido em Faro, em plena «Vila - a-Dentro», paredes meias como soi dizer-se com a nossa «velhinha» Escola, em 5 de Maio de 1908, o Professor Pinheiro e Rosa foi também um notável orador sacro e compositor de música religiosa, quando exerceu o presbiteriado, altura em que organizou a ainda hoje recordada «I Exposição Algarvia de Arte Sacra», em 1940, a quando das comemorações centenárias.

Os cem anos de vida do professor Pinheiro e Rosa, que faleceu em Faro em 1995, foram motivo de várias comemorações, entre as quais incluímos a inauguração da plaea toponímica junto à Escola que ostenta o seu nome, na zona da Penha / Vale de Carneiros e palestras promovidas pelo Rotary Clube e Câmara Municipal de Faro. Esta foi proferida pelo também ex- professor da Escola Tomás Cabreira, dr. Teodomiro Neto.

Em meu poder a sua obra “ CRÓNICAS, VIAGENS E OUTRAS ENGRENAGENS” de que retiro 3 ou 4 linhas. da sua bela prosa.

“NATAL "

Palavra mágica que possui o condão de acender brilho nos olhos e de aquecer ternura nos corações! Palavra que evoca frio e neve, vento e chuva, a contrapor-se a um agradável aconchego de salão ou de lareira. Palavra que soa a toques argentinos ou graves sinos e sinetas, com um tom diferente do habitual, pelo insólito da hora a que são ouvidos.

Natal! Doces reuniões familiares cheias de candura e inocência.

(retirado da página 17 das Crónicas,....)

A MINHA HOMENAGEM


Ao Professor.... ao Mestre.. . ao escritor.....
Ao filho da cidade onde aprendi e estudei
Deixo aqui o meu reconhecimento e por favor
Aceite que diga que lhe devo tudo o que sei ...

Ao senhor e a todos os homens da ciência
Esses homens que nos ensinaram a ser alguém
A todos vós que connosco tiveram paciência
Para fazer de nós Homens da ciência também.

Deixo aqui reconhecida a grande competência
(E quero dizer isto com total transparência...)
Aos Mestres do Mundo inteiro e por aí além

E curvo-me perante a vossa grande dedicação
E se me permitissem beijaria a vossa mão...
Como prova desta minha sincera homenagem.


Publicação de
João Brito Sousa

6 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Muito bem João, és o máximo.
Estava agora a pensar que, por tudo aquilo que publicas, quer em prosa quer em poesia, se não existisses terias que ser inventado.
De facto, és o máximo, João
Um abração
Roger

Anónimo disse...

MANO ROGER,

Bom dia.

Moce... nam tás mêmo brincande...

Aí vai um abrace para ti do

JBS

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Estou sempre sério quando não estou a rir,porque, quando estou a rir não estou sério mane.
Eu estava sério quando escrevi o comentário.
Roger

Anónimo disse...

MANO,

Viva.
Eu sei que não brincas em serviço.
Obrigado e um abraço do

João

Anónimo disse...

Boa tarde:
Apesar de anteriormente já ter sido feita referência neste espaço (em 04 de Junho de 2008, Quarta-feira, “Notícias do João Leal”, por João Leal) à comemoração do centenário do nascimento do Prof. Pinheiro e Rosa, li com muito agrado o que escreveu João Brito de Sousa.
Ao Homem, ao Professor, ao Investigador, ao Compositor e com o privilégio de o ter tido como amigo, associo-me às homenagens e a esta excelente mensagem, de prosa e de poesia, num Blogue que representa os antigos alunos, com espírito alegre e de companheirismo, de uma Escola em que o Prof. Pinheiro e Rosa leccionou, realçando naturalmente o seu saber e o seu fácil poder de comunicação e de empatia, que eram algumas das suas boas características pessoais.
Curvo-me perante a sua memória.
Parabéns também ao vigor e ao talento do João Brito de Sousa.

Anónimo disse...

Ao costeleta anterior,

Viva
Muito obrigado pelas suas palavras.
Bem haja, portanto.

João Brito SOusa