terça-feira, 20 de outubro de 2009

SAUDADES

A ESCOLA (II)

Entrei na Escola das senhoras D. Lídia, D. Alda e D. Teresinha, em sua casa na Senhora da Saúde, tinha aí 5 ou 6 anos. Andava na escola paga, como se chamava a esse estabelecimento de ensino, digamos assim, e as senhoras eram as filhas do mestre Vicente, que tinham sido nossos vizinhos nos Braciais e pessoas conhecidas da minha mãe.
Fazia equipa com o meu primo Zé Louro, também costeleta e tínhamos que andar aí uns três quilómetros, mais coisa menos coisa, para lá chegar.
Um dia decidimos não ir à Escola e ficámos umas 4 horas por detrás dum valado, enquanto íamos desbastando o lanche. Chegámos a casa cedo demais e foi o diabo. Já ? … perguntaram as nossa Mães …
Aí, aprendemos as primeiras letras e o significado dos números, as dezenas, talvez. Creio que quando saímos de lá para a primária jásabíamos ler. Mas será que sabíamos ?... Cada vez é mais difícil ler, diz Lobo Antunes. E diz mais, “a leitura é uma coisa que se educa. Que se ensina e que se aprende. O problema, é que qualquer grande escritor tem de ensinar os seus leitores a lê-lo.”
Acho que sim.
Fiz uma escola primária com relativa facilidade, talvez mais por mérito da senhora D. Helena, a professora, mas eu também acho que tinha qualquer coisa no caco. E depois veio a Escola Industrial e Comercial, da qual tenho boas e más recordações, como é natural.
Entrei em 53 e, na altura, já lá andava o Jorge Tavares que, já disse aqui, era um excelente aluno. Mas havia muitos outros bons alunos que fizeram uma carreira académica e profissional com brilho, mentes brilhantes mesmo.
Cito um nome, sem prejuízo de outros, o Manuel José Coelho Guerreiro, de Paderne, por quem muitos me perguntam. O Manel está bem e está bom.
Sei disso porque às vezes falo com ele. Numa dessas vezes contou-me aquela cena da carta, ou postal, que o saudoso Zé Eusébio do BPSM lhe enviou, com a seguinte morada: Exmo senhor MJCG, rua do Lá Vai Um, PADERNE.
E a carta foi entregue ao destinatário.
E é aqui que eu me revejo. Nos bons amigos que consegui na escola e nos valores que, podemos dizê-lo, praticamos e são o lema da Associação.
VITALIDADE, FRATERNIDADE e SOLIDARIEDADE.
Viva a Escola.
João Brito Sousa

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Brito de Sousa
Agradeço envio de foto, em anexo, via e-mail
P'la Direcção
Moderador

A.Gabadinho disse...

Boa Tarde,

Sr. João B. Sousa

Gostei da leitura que fiz deste seu trabalho. Sabe, fiquei meditando no que escreveu no último parágrafo deste seu texto!

Cumprimentos

AGabadinho