sábado, 12 de junho de 2021

 Para ler e pensar!



COMPREENDI?…


Compreendi que viver é ser livre… Que ter amigos é necessário… Que lutar é manter-se vivo… Que pra ser feliz basta querer…. Aprendi que o tempo cura… Que mágoa passa… Que deceção não mata… Que hoje é reflexo de ontem…. Compreendi que podemos chorar sem derramar lagrimas… Que os verdadeiros amigos permanecem… Que dor fortalece… Que vencer engrandece…. Compreendi que sonhar não é fantasiar… Que pra sorrir tem que fazer alguém sorrir… Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos… Que o valor está na força da conquista…. Compreendi que as palavras têm força… Que fazer é melhor que falar… Que o olhar não mente… Que viver é aprender com os erros…. Compreendi que tudo depende da vontade… Que o melhor é ser nós mesmos… Que o SEGREDO da vida é VIVER! Será que é?...

E APRENDI?…


E umas das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida. Será que foi?...

 

Autor desconhecido

Um arranjo e digitalização de Roger

«BOLA AO CENTRO» JOÃO LEAL


         GONÇALO E VIRGÍNIA,

DOIS JOVENS ALGARVIOS,

VICE - CAMPEÕES EUROPEUS (SUB 21)


              Ainda não foi desta e é atingida, pela terceira vez, a disputa da final, que Portugal venceu o Campeonato Europeu de Sub - 21. Trata-se do único título que, a nível da Europa, falta ao brilhante currículo da Federação Portuguesa de Futebol e que, tem sido, pertinazmente perseguido. Disputado na Eslovénia e Hungria, o nosso onze treinado por Rui Jorge, eliminou na fase final as fortes formações da Itália (5-3) e da Espanha (1-0) e defrontou no prélio decisivo a campeã Alemanha. O jogo disputou-se no «Stozice Stadion», na cidade eslovena de Ljubljiana e o desfecho final foi favorável aos germânicos por um golo solitário.

              Dois moços algarvios estiveram nesta equipa, sendo portanto subcampeões europeus e reafirmando a sua valia como firmadas esperanças. Trata-se do guarda redes João Virgínia. que alinha no clube inglês da «Premier Ligue», o Everton e do avançado do Sport Lisboa e Benfica, Gonçalo Ramos.

              João Manuel das Neves Virgínia, nascido em Faro (10 de Outubro de 1999), tem contrato com o Everton até Julho de 2024 e iniciou-se nos escalões de formação no Ferreiras (2008/09 e 2009/10), estando depois uma época no C. R. Portimão, transferindo-se para o Sport Lisboa e Benfica (2011/12 a 2014/15) donde seguiu para o londrino Arsenal (2015/16 até 2017/18) e, o Reading e o Everton, onde nesta temporada alinhou em 9 jogos, com 767 minutos jogados e 8 golos sofridos.

         Gonçalo Matias Ramos é natural de Olhão (20 de Junho de 2001), filho de Manuel Ramos, tem contrato com o Sport Lisboa e Benfica até Junho de 2024 e uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros. Esta época representou o clube da Luz na Liga Europa (2 jogos) e em provas nacionais na I Liga 4 jogos, 2 golos), na II Liga (12 encontros, 11 tentos), nas taças de Portugal (5 jogos, 2 golos) e da Liga (1 prélio, 0 golos). Neste Europeu de Sub 21 o jovem dianteiro olhanense marcou um golo frente à Itália.

            Dois jovens algarvios, João Virgínia e Gonçalo Ramos, campeões europeus de sub 21, que já são nomes em destaque no futebol europeu.


                                                                  JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



O OLHANENSE GONÇALO RAMOS, SUBCAMPEÃO EUROPEU


              Moço olhanense em destaque no futebol nacional, Gonçalo Matias Ramos, de 20 anos, nascido na «Cidade da Restauração» a 20 de Junho de 2001. A sua mais recente façanha foi a conquista, pela Selecção Nacional Sub 21do 2º lugar do Campeonato Europeu jogado na Eslovénia. Ainda não foi nesta terceira final que o onze lusitano, treinado por Rui Jorge, logrou chegar à vitória e arquivo do único título que lhe falta, após ser vitorioso nos sub 15 e sub 19. Desta feita foi na Eslovénia, após deixar para trás as poderosas selecções da Itália e da Espanha que Portugal defrontou, na cidade de Lubjliana, a campeã Alemanha.

            No onze nacional figurou este jovem de Olhão, Gonçalo Ramos, avançado do Sport Lisboa e Benfica, filho do sr. Manuel Ramos. Com contrato com o clube da Luz até 2024 e una cláusula de rescisão nos 120 milhões de euros o avançado algarvio disputou esta temporada futebolística jogos na Liga Europa (2), na I Liga (4 e 2 golos), na II Liga (12 e 11 golos), na Taça de Portugal (5 e 2 golos) e na Taça da Liga (1 jogo, sem golos).

               No Europeu 2021 marcou na fase final um dos golos contra a Itália e jogou os derradeiros minutos frente à formação germânica, sem tempo para mostrar o seu valor.

                Mas fica o mérito deste jovem que segue as pegadas doutros nomes que fizeram história no futebol português e estão ligados a Olhão (Raúl Tamanqueiro, Manuel Poeira, João Parra, Nuno Agostinho, Francisco André, Luciano e outros).

                Ao Gonçalo Ramos as nossas felicitações os votos dos melhores êxitos na próxima temporada no Sport Lisboa e Benfica.


                                                               JOÃO LEAL 


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


               No decurso do mês de Maio a taxa de ocupação global média / quarto cifrou-se nos 14%, o que representa menos 80% do que a registada em idêntico mês do ano de 2019.

              Estão concluídos, pelo que podem ser utilizadas pelos banhistas, após os trabalhos de regularização os areais de Armação de Pêra e da Praia Grande, bem como dos respectivos acessos, trabalhos executados pelo Município de Silves.

                A Air France retomou no dia 7 de Junho a rota estival Paris (Charles de Gaulle), iniciada no ano passado, seno utilizado um Airbus A 319. Serão efectuados 5 voos semanais em Junho e um voo diário em Julho e Agosto.

                  No período de Verão a C.P. reforça as ligações Alfa Pendular entre Faro, Lisboa e Porto, desde 13 de Junho, com 3 ligações diárias em cada sentido.

                    O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, inaugurou o novo cais entre as Quatro Águas e a Ilha de Tavira, obra orçada em cerca de meio milhão de euros, de que foram promotores a Polis Litoral Ria Formosa e a Doce Pescas.

                      O «Algarve Classic Cars», «o grande palco dos automóveis clássicos» da Península Ibérica vai ter lugar em todo o Algarve, na sua 28ª edição, nos dias 9,10 e 11 de Julho.

                       O filme «Algarve fica-te bem», realizado pela «New Light Pictures» para o Turismo do Algarve conquistou já 5 prémios, dos quais dois recentemente: A Prata na Turquia e o Ouro no Festival do Filme Turístico de África.

                           A 26 de Junho vai decorrer no N*ice Park, na Quinta do Romão (Quarteira) e assinalando o «Dia da Rússia» o «Festival Gastronómico Russo» que inclui comidas, doces, pista de gelo e música daquele país, visando «familiarizar os portugueses com a cultura russa».


                                                               JOÃO LEAL 


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

 


                          «BREVE HISTÓRIA DA FÍSICA»

             DRA. MARIANA TELES ANTUNES PAIS DIAS FERNANDES


                 A sempre generosa atitude da minha veterana Amiga e douta professora aposentada D. Mariana Teles Antunes Pais Dias Fernandes teve a fraterna acção de me oferecer o livro de sua autoria «Breve História da Física». É uma referência ao enciclopédico saber desta senhora que nascida alto - alentejana (Ervedal, concelho de Avis, 5 de Novembro de 1933) se tornou uma algarvia em pleno, não só pelo matrimónio como pelos muitos, relevantes e assinalados serviços prestados à nossa Região Mãe. Fê-lo e continua a realizar no quotidiano, instante a instante, num permanente labor pedagógico esse seu espontâneo e natural missionar difundindo cultura e saber.

              Este livro «Breve História da Física», que surgiu em Agosto de 2010, em edição da autora, é como que um curso aprofundado do saber sobre essa ciência que vem dos primórdios da Antiguidade. Aliás os vários capítulos - Antiguidade Clássica, Idade Média, Renascimento ou Período de Viragem, Período Moderno e Período Contemporâneo, é como que um ciclorama sobre a Física e a Humanidade. Três cientistas portugueses são aqui referidos com os seus contributos científicos - Duarte Pacheco Pereira, D. João de Castro e Padre Bartolomeu de Gusmão- para a própria História da Humanidade. O Prefácio é assinado pelo douto algarvio Professor Doutor Adelino Canário (Universidade do Algarve) que refere: «É com um misto de nostalgia e orgulho que relembro as aulas da professora Mariana Fernandes, que nos conduzia pela experimentação e contextualização histórica como aspectos essenciais da aprendizagem e compreensão dos fenómenos, com a dedicação, rigor e exigência de quem ama a Física e a profissão de educadora».

             A Dra. Mariana Fernandes tem as licenciaturas em Ciências Físico - Químicas e História, assim como o Curso de Ciências Pedagógicas. Trabalhou nos Liceus de Portalegre, Normal de Pedro Nunes (onde teve como colega o Professor Rómulo de Carvalho / Poeta António Gedeão), Camões e Faro, havendo-se aposentado em 1995.

                Esta é uma obra («Breve História da Física») que a todos importa e interessa.


                                                                                           JOÃO LEAL