terça-feira, 29 de abril de 2008

À CONVERSA COM O COSTELETA

ZÉ EMILIANO

Entro no café Aliança .

Sento-me na mesa dos corticeiros (os industriais de cortiça de antigamente) que fica junto ao Relógio de parede e aos degraus de passagem para o salão de bilhares e reconheo o ZE EMILIANO

Conversamos a tarde toda e falamos de tudo. Da sua passagem pela Adm. Regional de Saúde onde foi um elemento de destaque, da sua grande qualidade de homem que está sempre pronto a ajudar, do seu gosto enorme pela agricultura e a pequena exploração agrícola e do sua grande paixão: o Farense.

Foi assim.
Qual o melhor, FARO ou RIO SECO.

É praticamente a mesma coisa, ou melhor, cada terra com seu uso cada roca com seu fuso, como se costuma dizer. Rio Seco é regadio, são hortas, são os armazéns do Vergílio Rosa, é Ildefonso Rodrigues, é Francisquinho, é Reinaldo das Finanças casado com a Antónia, professora em Almada, e outro das Finanças de nome Bolas e costeleta, primo do falecido Xico da Galvana, é o irmão Hélder Gonçalves, costeleta e .economista, cuja vida é Farense e estudo, enfim ...é essa coisa aí....

Faro é civilização, é Bernardo Estanco dos Santos e Gardy, é Víctor Venâncio e Manuela, é Isabel Lopes do Chelotte é passear na rua das lojas, é trabalho e simultaneamente cultura. Faro é a minha cidade, é a minha vida. Nunca poderei largar Faro.

Mas nem trocavas Faro por Tavira.?

Nada disso. Faro é Faro e Tavira é Tavira . Mas ainda bem que falas nisso, porque estive lá na tropa e fiz lá uma grande amizade com um grande costeleta, o Alberto Rocha de Santa Catarina da Fonte do Bispo. Eu e o Alberto em Tavira éramos os maiores. Andávamos sempre juntos. Estava lá o sargento Orlando Forja do Patacão.

Ainda visitas o Alberto?

Sim, encontramo-nos quando é preciso, falamos o que temos a falar, porque o Alberto é um homem de negócios, objectivo, não gosta de falar muito, é mais observador, é um homem que não vai em conversas de chacha, homem responsável, amigo do seu amigo mas exigente com eles, não gosta de banalidades, é um homem de quem dá gosto de ser amigo.

Ainda trabalhas?

Sim, mais do que antigamente. Tenho uma intensa actividade em seguros, ligações ao Tribunal de Trabalho e outras pequenas coisas.

O Farense.?

É o meu clube. Por lá passaram grandes jogadores como aquela linha avançada do Brito, Balela, Vinueza, Rialito e Queimado.

O melhor guarda redes de sempre do Farense?

O Gago, que foi da minha turma, costeleta, portanto. Era uma elegância na baliza. Um grande atleta e um grande amigo.

E despedimo-nos.

Texto de
João brito Sousa

Sem comentários: